Defesa Civil de Itajaí participa do Curso de Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone

Data de inclusão: 28/10/2021 18:36

Os agentes da Defesa Civil de Itajaí participaram de capacitação sobre “Mapeamento Aéreo e Processamento de Imagens Obtidas por Drone” nos dias 21, 22, 25, 26 e 27 de outubro. A organização do evento foi da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e com apoio da Secretaria do Estado de Defesa Civil.

O curso foi dividido em três etapas. A primeira ocorreu no auditório da Amfri com conceitos de drones e fotogrametria. Também foi abordada a história dos drones, princípios de voo, primeiros contatos com os equipamentos, check list, planejamento e solicitação de voo, além da prática com simulador.

A segunda etapa, na Pista de Atletismo de Itajaí, foi de prática em campo, com voo livre, voo pré-programado e opções de automação. A última e terceira etapa sobre mapeamento aéreo com aplicação de conceitos básicos e processamento das imagens aconteceu na sede da Secretaria do Estado de Defesa Civil, em Florianópolis.

"O nosso objetivo é qualificar os agentes da nossa Defesa Civil municipal. Operar drones é uma ferramenta essencial nas ações de monitoramento e facilita as vistorias em locais de difícil acesso", ressalta o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Ferreira.