Porto de Itajaí conquista o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento Ambiental da Antaq

Desde 2018 a Autoridade Portuária de Itajaí permanece na liderança do evento
Data de inclusão: 15/10/2021 18:32

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, conquistou na quinta-feira (15) o primeiro lugar na categoria de Maior Índice de Desempenho Ambiental, concedida através da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A finalidade da premiação visa o reconhecimento dos Portos Organizados Brasileiros, que se destacaram através das iniciativas para a contribuição da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, disseminação de boas práticas de operação e gestão do setor, fomentação a pesquisa e a produção técnico-cientifica.

Desenvolvido em 2001, O IDA (Índice de Desenvolvimento Ambiental) tem como objetivo quantificar e qualificar as informações concedidas a partir das Avaliações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA). Através da metodologia de avaliação, são avaliados 39 indicadores que se enquadram em quatro categorias: econômico-operacional, sócio-cultural, físico-químico, biológico-ecológico.

Dentre os critérios analisados através da comissão da premiação, destaque para indicadores como: Licença ambiental, prevenção de riscos e atendimento de emergência, redução do consumo de energia, gerenciamento de resíduos sólidos, divulgação de informações ambientais do porto.

Na oportunidade, o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, esteve presente na cerimônia de premiação, representando a Autoridade Portuária, e destacou com muito entusiasmo essa conquista em Brasília.

“O Porto de Itajaí novamente foi o primeiro colocado no Índice de Desenvolvimento Ambiental, que não se refere apenas a questão ambiental, eu pontuo que as pequenas coisas fazem um grande porto. É nesse cuidado que todos os servidores do porto têm trabalhado ao longo dos últimos anos, fazendo com que mais uma vez, tenhamos o nome do Porto de Itajaí e o município de Itajaí reconhecido”, enfatiza.

Os dados são referentes ao ano de 2020 e retratam o melhor resultado do Porto de Itajaí ao longo dos anos, com um índice de desempenho ambiental relativo a 99,82. Desde 2018, o Porto de Itajaí lidera o ranking dentre os portos classificados para a obtenção do prêmio, a instituição fica à frente de portos públicos como Paranaguá (PR), Itaqui (MA) e Santos (SP).

“A Superintendência do Porto de Itajaí e seus colaboradores portuários tem trabalhado diariamente com dedicação e comprometimento, para oferecer aos usuários um serviço propriamente qualificado. Para o nosso município é motivo de orgulho, saber que esse trabalho foi reconhecido nacionalmente, através da sua responsabilidade ambiental. Mesmo com o crescimento constante da atividade portuária, a aquisição de prêmios e certificados fortalece a ligação entre o Porto e a cidade”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.