Associação dos deficientes físicos amplia serviços para comunidade

Parceria com Município de Itajaí e Semasa possibilitou reforma das instalações e abertura de nova sala de fisioterapia
Data de inclusão: 13/10/2021 16:01

A Associação dos Portadores de Deficiência Física de Itajaí e Região (APDEFI) ampliou os serviços prestados à comunidade. A instituição promoveu uma reforma em sua estrutura e instalou uma nova sala de fisioterapia para atender a uma antiga demanda dos usuários. As melhorias foram possíveis com recursos disponibilizados pelo Município de Itajaí.

Além da nova sala de fisioterapia, a APDEFI aprimorou sua oficina para conserto e pintura de cadeiras de rodas e uma área designada para atendimentos gerais. Também está em construção uma sala de informática que será direcionada para a comunidade local. Na estrutura atual, são realizados em média 15 atendimentos diários, além dos atendimentos fisioterápicos que ocorrem três vezes por semana.

“A administração municipal auxilia a associação desde 2017. O troco solidário, recebido por indicação da prefeitura, foi o que nos manteve ativos durante a pandemia. Além da indicação, possuímos apoio de programas, como o Arte nos Bairros, e recebemos recursos do Semasa”, afirma Cláudio João da Cruz, presidente da APDEFI.

O Município de Itajaí auxilia a APDEFI desde 2017. Em 2019, por exemplo, foram repassados R$ 52,5 mil em recursos para a associação por meio de convênio. Já para construção da nova sala de fisioterapia, aquisição de equipamentos, contratação de profissionais e manutenção, o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) destinou R$ 84.996,30 em 2021. A autarquia também realizou repasse à entidade em 2020.

Nesta quarta-feira (13), o prefeito Volnei Morastoni visitou a sede da APDEFI para ver as melhorias concluídas e também saber mais sobre as demandas da organização. O prefeito também conheceu a nova sala de fisioterapia, conversou com a administração da associação e com os pacientes que aguardavam o atendimento.

“O serviço de fisioterapia é muito importante para os associados e pessoas atendidas pela APDEFI terem um tratamento contínuo. Estamos levando todas as reivindicações para podermos, na medida do possível, continuar atendendo e ampliar o apoio para que a APDEFI continue prestando este importante trabalho às pessoas de nossa cidade”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

Associação dos deficientes físicos amplia serviços para comunidade