Demolição inicia novo ciclo de transformações na economia e mobilidade urbana de Itajaí

Imóvel foi derrubado para a construção da Rua do Porto na manhã desta sexta-feira (08)
Data de inclusão: 08/10/2021 16:02

A demolição de um imóvel na esquina entre as ruas Capitão Adolfo Germano de Andrade e Olegário de Souza Júnior marca o início de um novo ciclo de transformações na economia e mobilidade urbana de Itajaí. A derrubada do prédio, na manhã desta sexta-feira (08), permitirá a construção da Rua Porto, ligação viária entre as avenidas Marcos Konder e Irineu Bornhausen (Caninana). O trajeto significará uma nova fase para as transformações no trânsito da cidade na ligação do Centro com os bairros. A obra também possibilitará a expansão da área primária do Porto de Itajaí para mais de 300 mil metros quadrados.

Integração entre Porto e Cidade
Nas margens do rio Itajaí-Açu, o Porto de Itajaí está localizado no Centro da cidade e sua atividade reflete de forma direta na economia e na vida dos cidadãos. A obra da Rua do Porto é ação conjunta do Município de Itajaí com a Superintendência do Porto. A nova via desapropria os imóveis com recursos municipais, enquanto o Porto de Itajaí trabalha na desapropriação dos imóveis ao Norte para ampliar a área de movimentação e armazenagem de contêineres.

“Esse projeto é uma prova concreta do sucesso do modelo adotado em Itajaí com a Autoridade Portuária Pública Municipal. O Porto ganha em eficiência na ampliação de sua área primária e os cidadãos se beneficiam com maior qualidade de vida ao diminuir as distâncias e tempo no trânsito”, defende o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. “Todos pelo nosso Porto, estamos mostrando ao Governo Federal que Itajaí faz a sua parte. Os investimentos se transformam em resultados no Complexo Portuário que bate recordes mês a mês”, finaliza o prefeito.

“As obras da Rua do Porto integram os esforços para a expansão da área primária do Porto de Itajaí para mais que o dobro da atual. A ampliação aumenta nossa capacidade e nossa competitividade no mercado”, explica o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

Nova ligação entre o Centro e os bairros
O projeto conhecido como Rua do Porto criará uma nova rota de deslocamento entre o Centro de Itajaí e os bairros ao interligar as avenidas Irineu Bornhausen (Caninana) e Marcos Konder. A via dá continuidade às transformações na mobilidade urbana da cidade ao organizar o trânsito e eliminar os congestionamentos com os caminhões carregados para o Porto.

Ao norte da nova via, serão construídos os muros da área primária do porto. Em paralelo às desapropriações para a rua, a Superintendência do Porto de Itajaí trabalha na aquisição de outros imóveis para que se possam substituir os trechos das ruas Coronel José Eugênio Müller e Blumenau pelo projeto da Rua do Porto. Com as desapropriações, o espaço será triplicado para aumentar a capacidade de armazenagem de contêineres.

Com duas pistas e três faixas por sentido, passeios arborizados, ciclovias, drenagem pluvial e nova iluminação, a obra reurbanizará todo o entorno. A Rua do Porto ainda contempla o modelo de mobilidade e sustentabilidade trazido pelas reurbanizações e projetos em andamento na cidade ao priorizar os pedestres com calçadas amplas e acessíveis.

“O projeto está preparado para ser parte da nova concepção de mobilidade de Itajaí e região. Prevê uma pista exclusiva para transporte coletivo e tem como foco o bem-estar das pessoas e os deslocamentos sustentáveis como caminhadas e bicicletas. É mais um projeto para se integrar a outras melhorias como a ampliação da malha cicloviária e as reurbanizações das principais ruas e avenidas de Itajaí”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Lamim.

Os investimentos são avaliados em R$ 48 milhões entre desapropriações e obras. O projeto de execução da via será encaminhado para licitação ainda em outubro e as obras podem iniciar ainda este ano.