Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí vai adquirir câmeras corporais para agentes de segurança

Guarda Municipal e Codetran serão os órgãos contemplados com equipamentos, que darão mais segurança para oficiais e população
Data de inclusão: 21/09/2021 15:56

O Município de Itajaí vai adquirir câmeras corporais para os agentes da Guarda Municipal (GM) e da Coordenadoria de Trânsito (Codetran). A novidade foi anunciada pelo prefeito Volnei Morastoni em reunião, na manhã desta terça-feira (21), no auditório do Centreventos. O objetivo é que os equipamentos auxiliem no esclarecimento e registro de ocorrências, dando mais segurança para o trabalho dos oficiais e também para a população. Durante o encontro, o prefeito ainda reforçou a todo o efetivo da GM para que mantenham sempre uma conduta humanitária e próxima da comunidade.

“Nossa Guarda Municipal já realizou quase 10 mil atendimentos, ajudou a salvar vidas, mas precisamos sempre refletir sobre sua missão. Ela deve ter esse caráter comunitário e abraçar a população para que os cidadãos se sintam acolhidos e protegidos. Em todas as situações, o olhar humano e social precisa se traduzir em ações que tenham esse caráter comunitário”, ressalta o prefeito Volnei Morastoni.

A Bodycam é uma câmera corporal individual com capacidade gravação para ser utilizada junto ao corpo do agente de segurança com o intuito de monitorar as ocorrências atendidas. Atualmente, o uso deste equipamento está em ascensão por diversos países para inibir abusos nas ocorrências ou para garantir a defesa dos oficiais, em caso de acusações indevidas.

“Dentre as providencias que estamos adotando para o aprimoramento do trabalho realizado pela nossa Guarda Municipal está a aquisição de câmera corporal de uso individual para os guardas municipais e agentes da Codetran. Será um equipamento muito importante para a proteção no dia a dia de trabalho e para mostrar de fato como cada um está realmente exercendo a sua função e a sua atividade”, completa o prefeito.

A aquisição das câmeras é mais uma medida adotada pelo Município de Itajaí para qualificar o trabalho dos órgãos de segurança e coibir qualquer tipo de abuso de autoridade.

Sindicância em andamento

Além do anúncio da compra das câmeras corporais, segue em andamento a sindicância da Corregedoria da Secretaria de Segurança Pública que busca esclarecer todos os fatos da última semana, na Rua Hercílio Luz, envolvendo um vendedor ambulante. Os dois agentes diretamente ligados à ocorrência estão afastados do trabalho nas ruas, realizando atividades administrativas. Morastoni reforçou na reunião de hoje o pedido de celeridade nos trabalhos da sindicância que apura todos os fatos.

10 mil ocorrências

A Guarda Municipal foi um grande anseio da comunidade itajaiense e completou dois anos e três meses de atuação pelas ruas da cidade. O efetivo já atendeu quase 10 mil ocorrências nos primeiros 27 meses de implantação. Entre os atendimentos prestados pelos oficiais estão cumprimentos de mandado de prisão, prevenção de crimes ambientais e maus tratos a animais, recuperação de bens e veículos furtados, atendimento de casos de violência doméstica, de perturbação do sossego público, auxílio a crianças com problemas de saúde, casos de embriaguez ao volante, apoio a acidentes de trânsito e até o auxílio no salvamento da vida de um comerciante esfaqueado em uma tentativa de assalto no centro da cidade.

Imagens relacionadas

Município de Itajaí vai adquirir câmeras corporais para agentes de segurança
Município de Itajaí vai adquirir câmeras corporais para agentes de segurança
Município de Itajaí vai adquirir câmeras corporais para agentes de segurança
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí