Município de Itajaí vai instaurar sindicância para apurar abordagem a ambulante

Procedimento administrativo será conduzido pela Corregedoria da Secretaria Municipal de Segurança, composta por servidores não ligados à Guarda Municipal
Data de inclusão: 13/09/2021 23:37

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, vai instaurar sindicância para apurar, junto às testemunhas e aos agentes da Guarda Municipal (GM) envolvidos, as circunstâncias da abordagem realizada a um ambulante na tarde desta segunda-feira (13) na rua Hercílio Luz. O procedimento administrativo será conduzido pela Corregedoria da Secretaria de Segurança, composta por servidores não ligados à Guarda Municipal. O Município reforça ainda que oferece qualificação aos guardas municipais para agir dentro da legalidade, usando técnicas policiais adequadas para proteger o patrimônio público e garantir a ordem e a segurança da população.

De acordo com o relatório da ocorrência, por volta das 15h30 a GM foi acionada para prestar apoio aos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), que estavam sendo ameaçados por um vendedor ambulante. Quando o homem foi localizado, não acatou às ordens dos fiscais, tentou fugir e foi contido pelos guardas municipais. Durante o procedimento, o ambulante derrubou um dos agentes e foi necessário uso de força física para contê-lo e evitar riscos à guarnição e ao abordado.

Ainda segundo o relatório, pessoas que estavam acompanhando a abordagem investiram contra os guardas, atirando objetos e gritando palavras de baixo calão. Considerando o grande número de pessoas que estava no local da abordagem (cerca de 100) foram necessárias mais viaturas da GM para realizar os procedimentos. Após a situação, o ambulante e um guarda receberam atendimento médico e o vendedor foi encaminhado à Delegacia de Polícia, em Balneário Camboriú, para medidas cabíveis.