Semana do Pescado em Itajaí terá promoção no mercado e caminhão do peixe

Ações serão de 1º a 19 de setembro para incentivar o consumo do produto na cidade
Data de inclusão: 31/08/2021 17:29

A Semana do Pescado em Itajaí promoverá diversas ações de incentivo ao consumo da proteína na cidade capital nacional na pesca. A iniciativa em todo o Brasil inicia nesta quarta-feira (01) e segue até 15 de setembro. Na cidade, a semana começa com promoções de até 15% no Caminhão do Peixe e no Centro de Abastecimento Paulo Bauer, o Mercado do Peixe, a partir desta quarta. As ações no município se estenderão até o dia 19 de setembro com uma promoção beneficente do pescado tambaqui.

Este ano a Semana do Pescado chega a sua 18ª edição nacional e, em Itajaí, tem o apoio e promoção do Município de Itajaí, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

A campanha nacional tem como objetivo promover o consumo de peixes e frutos do mar. Itajaí é considerada a Capital Nacional da Pesca e a relação da cidade com o pescado vai além da importância econômica. “Nossa relação com a pesca é cultural. Não somos chamados de peixeiros ou papa-siri à toa. Além de ser a fonte de proteínas mais saudável, o peixe é um alimento barato e ligado ao dia a dia das nossas famílias”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

Responsável por 60% do peixe congelado no mercado nacional, Itajaí reúne no encontro com o rio Itajaí-Açu e o mar o maior porto pesqueiro do Brasil com 445 embarcações, cerca de seis mil pescadores e 20 mil pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva, além de grandes indústrias do pescado.

Ações da Semana do Pescado
No dia 10 de setembro, o Mercado Histórico e o Mercado do Peixe organizarão uma mega mesa apenas com peixes e frutos do mar. Os produtos serão doados pelos boxes do Mercado do Peixe e serão produzidos pelos restaurantes dos mercados. A mesa estará disponível para a apreciação dos cidadãos a partir do meio-dia com o respeito às regras sanitárias.

Já no dia 19 de setembro, ocorre o Festival Tambaqui da Amazônia na Apae de Itajaí. Serão 500 quilos do pescado nacional distribuídos na ação beneficente ao custo de R$ 20. Os cartões podem ser adquiridos na Apae do município, no Sindipi e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Devido à pandemia, a ação será em formato de drive, das 12h às 13h30, na Apae, localizada na avenida Joca Brandão, no Centro.

Semana do Pescado em Itajaí terá promoção no mercado e caminhão do peixe