Município de Itajaí lança roteiro, aplicativo e sinalização física para incentivar cicloturismo

Novidade apresenta três rotas na cidade com diferentes níveis de dificuldade
Data de inclusão: 30/08/2021 11:11

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, lança um novo roteiro e aplicativo de celular para incentivar o cicloturismo na cidade. Ao longo do percurso, foram colocadas placas de sinalização para estruturar a comunicação visual das rotas turísticas. O Itajaí Cicloturismo vai estimular a prática de atividade física, fomentar o turismo no interior da cidade e a gastronomia local. A nova ferramenta foi desenvolvida em parceria com as Secretarias de Tecnologia e Agricultura e Expansão Urbana.

Por meio do aplicativo, que já pode ser baixado nos sistemas Android ou iOS, o usuário tem acesso a três rotas de cicloturismo com diferentes níveis de dificuldade. Os percursos foram definidos com intuito de priorizar o contato com as áreas rurais de Itajaí e buscando evitar as rodovias. As rotas ficam nas localidades Itapaiva, São Roque, Arraial dos Cunha, Brilhante, Km 12 e algumas regiões do Centro também são contempladas.

O secretário de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, destaca que o Itajaí Cicloturismo é mais um projeto que faz parte das diretrizes do Plano Municipal de Turismo. “É gratificante entregarmos para Itajaí um aplicativo com rotas e sinalização física adequada para receber de maneira profissional os ciclistas que vêm contemplar as belezas da nossa cidade e interior”, comenta.

O novo app ainda vai facilitar a mobilidade e poderá ser utilizado em áreas onde não há sinal de internet disponível. Com isso, além dos roteiros, o ciclista terá em suas mãos os mapas e as informações sobre o local em que se encontra em tempo real, como pontos de apoio, padarias, estações de bicicletas, hotéis, restaurantes, entre outros.

Os usuários do Itajaí Cicloturismo também poderão compartilhar trajetos alternativos feitos pelo aplicativo com os amigos em suas redes sociais.

Planejamento Estratégico

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos executa seu planejamento estratégico em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Municipal de Turismo, instituído através de lei em 2019 (Lei n. 7073 / 29 outubro de 2019). As ações, desenvolvidas em 2021, têm como base os eixos Administrativos e de Infraestrutura Turística e Oportunidades de Negócios. Com isso, todas as atividades são pensadas e desenvolvidas para melhorar a comunicação com a população local e turistas que buscam a cidade.

Confira as rotas disponíveis no aplicativo Itajaí Cicloturismo:

Rota Azul
Dificuldade Física: Fácil
Distância Percurso: 31 km
Altimetria: 478 elevação acumulada
Localidades: Laranjeiras, Campeche, Limoeiro, Brilhante, Brilhante II e Arraial dos Cunha.

Rota Verde
Dificuldade Física: Moderada
Distância Percurso: 43 km
Altimetria: 450 elevação acumulada
Localidades: Centro, Vila Operária, São Judas, Cidade Nova, São Vicente, Cordeiros, São Roque, Arraial dos Cunha, Paciência, Baía, Km 12, Itaipava, Carvalho, Ressacada e Nossa Senhora das Graças.

Rota Vermelha
Dificuldade Física: Difícil
Distância Percurso: 77 km
Altimetria: 1011 Altimetria Acumulada
Localidades: A rota Vermelha abrange todos os bairros das Rotas Verde e Azul em um percurso diferente.