Procon orienta consumidores sobre golpes e compras na internet

Órgão municipal alerta sobre contatos para empréstimos, solicitação de dados e ligações e mensagens indesejadas
Data de inclusão: 19/08/2021 18:04

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí (Procon) alerta para possíveis golpes na internet. O órgão municipal orienta os consumidores que é fundamental realizar uma pesquisa aprofundada em sites de e-commerce antes da compra, além de ficar atento aos golpes pelo Whatsapp e contatos que solicitam os dados pessoais.

Nos casos de empréstimos, o consumidor não deve depositar, qualquer valor que seja, na contratação do serviço. Conforme o Procon, golpistas têm usado as redes sociais e aplicativos de mensagens para obter dinheiro de forma criminosa, exigindo depósito ou transferência em dinheiro para efetivação de empréstimos.

Além disso, ao receber ligações, mensagens ou e-mails, o consumidor não deve fornecer dados pessoais ou o número de cartão caso não tenha certeza sobre o prestador do determinado serviço. O ideal é consultar o contato através dos canais oficiais.

Já no e-commerce, a dica é realizar uma pesquisa sobre possíveis reclamações, que podem ser consultadas através dos sites: consumidor.gov.br e reclameaqui.com.br. Promoções imperdíveis devem ser analisadas buscando a média de valores que já existem. Também é importante que o consumidor evite depósito ou PIX para efetuar pagamentos de compras na internet. O Procon orienta a priorizar pagamentos através de cartão de crédito ou débito. No caso de pagamento por boleto, o comprador deve verificar, antes de concluir a transação, se o destinatário informado é o mesmo que está efetuando a venda.

Em caso de ligações dizendo que seu cartão foi clonado ou apresenta algum problema e, nesta solicitação, exista a necessidade de fornecimento da senha, o consumidor deve recusar e entrar em contato com a sua operadora bancária.

Já os aposentados e pensionistas devem evitar empréstimos consignados indesejados, realizados por golpistas. É possível bloquear a opção de empréstimo consignado através do aplicativo Meu INSS, pela página www.gov.br/pt-br/servicos/bloquear-ou-desbloquear-beneficio-para-emprestimo ou na própria agência do INSS.

Reclamações e denúncias
Em caso de reclamações, o consumidor deverá fazer contato com a empresa e guardar protocolos ou e-mails recebidos durante a negociação. Poderá ainda fazer sua reclamação on-line, através da plataforma www.consumidor.gov.br.

O Procon de Itajaí fica situado na Avenida Joca Brandão, nº 655, bairro Centro. Em caso de dúvidas ou denúncias, utilize o telefone 151, (47) 3349-6147 ou por meio do e-mail Procon@itajai.sc.gov.br.