Município de Itajaí lança edital do novo transporte coletivo

Concorrência Pública será no dia 13 de setembro, às 13h30
Data de inclusão: 05/08/2021 15:19

O Município de Itajaí publicou nesta quinta-feira (05) o edital da Concorrência Pública para a contratação da empresa concessionária do novo transporte público coletivo na cidade. Com uma proposta moderna de linhas que cobrem grande área da cidade, 44 ônibus e tarifas acessíveis e diferenciadas, a concorrência definirá a empresa responsável por atender os cidadãos de Itajaí. O processo acontecerá no dia 13 de setembro, às 13h30, na Prefeitura de Itajaí. O documento está disponível para consulta no site e na edição do Jornal do Município.

Com a retomada do transporte público, a diminuição nos números da pandemia de coronavírus e a flexibilização das regras de distanciamento, a expectativa é atrair empresas interessadas e implantar o novo e revolucionário modelo de transporte coletivo nos primeiros meses 2022.

Tarifas acessíveis e diferenciadas
Com a regulamentação do subsídio tarifário, os valores das passagens seguirão acessíveis à população e terão modelos diferenciados, um dos maiores benefícios do novo transporte coletivo público. A tarifa unitária terá os valores de R$ 4,30 no cartão e R$ 4,50 no dinheiro, com direito a uma integração no período de uma hora. Os valores ficam abaixo das tarifas praticadas hoje em Porto Alegre (R$ 4,55) e Piracicaba (R$ 4,80), exemplos de gestão no transporte citados anteriormente.

O sistema permitirá ainda a tarifa diária para um número ilimitado de integrações e embarques durante o período de um dia. Esse modelo também possui variações para tarifas semanais e mensais com desconto sobre o valor diário. A tarifa terá o preço de R$ 6 no dia, R$ 36 por semana (com o custo de R$ 5,14 por dia) e R$ 156 no valor mensal (custo de R$ 5,13 ao dia).

Ampla cobertura
A proposta também garante o acesso universal ao transporte e propõe uma cobertura de 95% da área urbana de Itajaí. Baseado nas consultas populares e nos estudos técnicos, o novo modelo priorizará tarifa com preço justo, maior frequência de ônibus, viagens mais rápidas, novas opções de percursos, sistema de linhas integradas, atualização da frota, desenho universal, novos e mais locais de embarque e desembarque, bem como informações disponíveis e de fácil compreensão do sistema.

O edital propõe 24 novas estações de embarque com acessibilidade, wi-fi, totem informativo e integrado com bicicletas compartilhadas. Os estudos apontaram para sete tipologias de linhas: troncal; alimentador; circular; perimetral; industrial; rural; lazer e turismo.

- Linhas troncais: realizam os eixos principais da cidade com linhas a cada 15 ou 30 minutos.
- Alimentadoras: direcionarão para as linhas troncais com ônibus a cada 30 minutos.
- Circulares: realizarão trajetos locais, moduladas nos dois sentidos com linhas a cada meia hora.
- Perimetrais: terão linhas a cada uma hora e darão conta das áreas mais afastadas da cidade.
- Industriais: atenderão as zonas com grande número de indústrias na cidade.
- Rurais: focarão na zona rural de Itajaí.
- Lazer e turismo: atenderão as regiões das praias e turísticas no município.

Inovação e tecnologia na frota
A frota será composta por 44 ônibus, sendo 40 para operação e quatro reservas. Todos os veículos serão equipados com condições plenas de acessibilidade, rede de internet via wi-fi gratuito e equipados com ar-condicionado.

Inovação e tecnologia também são destaques do projeto. Os usuários poderão comprar passagens e receber informações sobre o sistema e o ônibus por aplicativo. Munidos de um smartphone, os passageiros ainda poderão acompanhar em tempo real os deslocamentos dos veículos, receber avisos e avaliar o condutor.

Itajaí Decide
Ferramenta de consulta popular criada pelo Município, o site Itajaí Decide foi um dos norteadores das propostas para concessão do transporte público municipal. Entre as escolhas dos itajaienses contempladas no edital está a prioridade para o pedestre na mobilidade urbana, a tarifa única com viagens ilimitadas, descontos e benefícios para usuários de transporte público, faixas exclusivas e prioritárias para ônibus e aplicativo para acompanhamento dos veículos.

O edital também leva em consideração o estudo elaborado pelo laboratório de Transporte e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para a concessão de 20 anos do transporte público na cidade. Todo o trabalho é acompanhado, revisado e complementado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí.

Município de Itajaí lança edital do novo transporte coletivo