Itajaí aplicou mais de 100 mil doses da vacina contra Covid-19

Mais de 80 mil pessoas, 45,8% da população imunizável, já receberam pelo menos uma dose
Data de inclusão: 13/07/2021 15:01

O Município de Itajaí ultrapassou, nesta terça-feira (13), a marca de 100 mil vacinas contra Covid-19 aplicadas, entre 1ª e 2ª dose. Mais de 80 mil itajaienses tomaram pelo menos uma das doses contra doença, dado que representa 45,8% da população imunizável (177.838 pessoas a partir de 18 anos). Além disso, mais de 21 mil pessoas já estão totalmente imunizadas na cidade.

> Acompanhe em tempo real os números da vacinação contra Covid-19 em Itajaí

“Estamos avançando gradualmente na vacinação contra Covid-19 e, certamente, o número de doses aplicadas já está impactando no número de óbitos pela doença, com redução significativa de mortes e internações. O Município conta com uma equipe de mais de 90 vacinadores que atendem nas unidades de saúde e no Centreventos para agilizar a imunização da nossa população”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do município, a redução de mortes por Covid-19 foi de 34% no mês de junho deste ano em comparação com maio. Se o dado for comparado com março de 2021, mês com mais óbitos na pandemia, o percentual de diminuição chega a 71%.

Vacinação avança

Agendamento on-line da vacina, ações de drive-thru, 30 salas de vacinação e atendimento nos finais de semana e pelo Alô Saúde (0800 642 5500) estão entre as estratégias adotadas em Itajaí para aplicação da vacina contra Covid-19 com segurança e sem aglomerações. Na última semana, a média de vacinas aplicadas saltou de 600 por dia para 2 mil doses diárias. Somente no Centreventos, onde uma grande estrutura foi montada para vacinação contra o coronavírus, em torno de mil pessoas são imunizadas diariamente.

“O Município segue as diretrizes estaduais e os números acompanham o quantitativo de doses enviadas pelo Governo do Estado, bem como as orientações de aplicação na população de forma gradativa. Toda equipe tem feito um grande esforço para proteger os itajaienses desde o início da pandemia e com a vacinação não é diferente”, ressalta a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Paola Vieira.

Paola reforça ainda a importância das pessoas tomarem a segunda dose e manter as medidas preventivas, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, até que a maioria da população esteja imunizada. “Se todos fizerem a sua parte nessa luta, venceremos o vírus e poderemos retomar todas as atividades econômicas com tranquilidade e segurança”, completa a diretora.

Itajaí aplicou mais de 100 mil doses da vacina contra Covid-19