Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí pode ter política pública para qualificar acolhimento aos migrantes

Projeto foi o tema de dissertação de mestrado de procurador do município
Data de inclusão: 30/06/2021 16:19

O Município de Itajaí recebeu, neste mês, uma proposta para qualificar o acolhimento dos migrantes que chegam à cidade, garantindo acesso à assistência social, saúde, educação e oportunidades de emprego. A sugestão foi apresentada pelo procurador de Itajaí e aluno do Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Jeancarlo Gorges. A intenção é que a cidade implante uma política pública de regulação municipal focada nos fluxos migratórios.

Com o objetivo de melhorar a realidade da inclusão de migrantes nos municípios, o procurador de Itajaí ouviu diferentes órgãos públicos. “A regulação municipal objetiva criar uma política pública capaz de preparar nossa cidade para a inevitabilidade do fenômeno migratório, tratando-o de forma disruptiva e acolhedora”, explica Jeancarlo Gorges.

Na prática, a proposta busca auxiliar e acolher o migrante, juntamente com a família. O apoio será no âmbito assistencial, social e empregatício. Além disso, a ideia garantirá educação inclusiva, acesso universal à saúde e condições de preparação para o mercado de trabalho. Em reunião da última sexta-feira (25), o tema foi apresentado ao prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. O estudo será discutido pelos secretários municipais das áreas envolvidas para que possa ser implementado por meio de um processo legislativo.

Com isso, Itajaí pode se tornar um case nacional e internacional dentro das políticas migratórias e de acolhimento aos migrantes. “Será muito além do mero assistencialismo ao tornar o migrante participante do desenvolvimento local, impedindo que, por meio da qualificação e estimulação ao empreendedorismo, seja submetido à exploração e gere desequilíbrio do mercado de trabalho local”, explica o procurador Gorges.

No mestrado conjunto entre a Univali e a Università degli Studi di Perugia-Itália, Jeancarlo buscou ainda o equilíbrio entre a coexistência da política migratória e o estudo de leis orçamentárias para a viabilidade do trabalho. 

Imagens relacionadas

Itajaí pode ter política pública para qualificar acolhimento aos migrantes
Itajaí pode ter política pública para qualificar acolhimento aos migrantes
Itajaí pode ter política pública para qualificar acolhimento aos migrantes
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí