Instrutor de Informática desenvolve programa para facilitar o registro das atividades dos profissionais da área

Programa já passou a fase de testes e deve ser implantado nos próximos dias
Data de inclusão: 24/06/2021 17:20

O sistema de relatórios dos instrutores de informática da Rede Municipal de Ensino, que antes era todo feito pela plataforma do Google Classroom, agora ganhou um espaço exclusivo e mais acessível para todos. O criador, professor Cristiano Siebert, da Escola Básica Yolanda Ardigó, trabalhou dois meses para chegar à versão final do programa, que já passou a fase de testes e agora será apresentado aos diretores das unidades.

“O programa possui uma interface fácil e intuitiva, que remete às redes sociais já conhecidas e muito utilizadas e possui formatação para dispositivos móveis como celulares e tablets. Cada instrutor poderá registrar suas atividades de maneira privada, apenas para registro próprio e de seus imediatos, ou de maneira pública, permitindo que todos os usuários do sistema vejam este registro, que pode ser um projeto ou atividade desenvolvido na escola, tendo assim, um meio de compartilhamento de conhecimento entre todas as unidades”, informa Cristiano Siebert, desenvolvedor do programa.

A Rede Municipal de Ensino atualmente tem 48 instrutores de informática nas unidades de ensino. São esses profissionais que utilizarão o programa, que será disponibilizado pelo sistema web, mas que poderá ser acessado também por smartphones ou tablets.

“Com essa parceria entre a Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC) e as unidades de ensino, entendo que todo o trabalho vai ganhar mais celeridade, desburocratizando o processo e dando acesso, aos nossos profissionais, na palma das mãos”, afirma Edizael Adriana da Rosa, supervisora da DITEC.

Criação do Laboratório Maker

A Diretoria de Tecnologias Educacionais (DITEC) está implantando um laboratório maker dentro da Secretaria de Educação de Itajaí. A intenção é propiciar um espaço aos instrutores de informática da Rede Municipal de Ensino, onde eles possam desenvolver atividades que proporcionem aprendizagens práticas, criativas, interdisciplinares e com suporte da tecnologia.

Os instrutores de informática Nátalia Ellery Ribeiro Couto, da Escola Básica Avelino Werner; Carlos Eduardo Bernardes, da E.B Professora Judith Duarte de Oliveira e Cristiano Siebert, da E.B Yolanda Laurindo Ardigó se reúnem na secretaria de educação, juntamente com a equipe da Ditec, todas as quartas-feiras e organizam as cartilhas que serão utilizadas para a formação dos instrutores. Neste primeiro momento, 10 profissionais da área de informática da Rede serão contemplados com o curso, que deverá ter duração de aproximadamente 4 meses. As aulas devem começar na primeira quinzena de julho e serão realizadas nas quartas-feiras dentro do laboratório maker. Depois de formados, esses profissionais levarão as práticas para dentro das unidades de ensino e poderão se tornar multiplicadores de conhecimento para outros instrutores de informática da Rede.

“Acreditamos que desta forma, contribuiremos para que os instrutores incentivem os nossos alunos a desenvolverem as suas capacidades de criar, planejar, fazer e compartilhar e com um diferencial: todos colocando a mão na massa. Vale salientar que com o laboratório maker, os profissionais estarão trabalhando algumas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pensamento científico, crítico e criativo, cooperação, comunicação, cultura digital, entre outras”, finaliza a supervisora da diretoria de tecnologias educacionais, Edizael Adriana da Rosa.