Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí completa 13 anos de funcionamento

Estabelecimento oferece recursos e grupos terapêuticos gratuitos para comunidade
Data de inclusão: 21/06/2021 17:23

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS) completou 13 anos de funcionamento na última quarta-feira (16). O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi um dos pioneiros no Estado a implantar as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na rede pública de saúde. Ano após ano, a cidade vem ampliando as práticas e grupos terapêuticos disponíveis para a população.

Inaugurado em 2008 pelo então prefeito Volnei Morastoni, o CEPICS oferece gratuitamente à comunidade atendimentos de homeopatia, massoterapia, fitoterapia, terapia comunitária integrativa, auriculoterapia, acupuntura, entre outras práticas. Estes recursos terapêuticos representam uma mudança no cuidado com a saúde da população com a oferta de tratamentos não-convencionais e que avaliam o indivíduo como um todo. As terapias alternativas ainda ajudam a potencializar o tratamento convencional.

“Uma população com mais acesso para tratar da saúde desenvolve menos doenças, diminuindo gastos públicos. As PICS são uma importante forma de investimento na cidade, tanto na prevenção como na promoção da saúde”, comenta Cristiano Klaus Fischer, gerente do CEPICS de Itajaí.

Para comemorar os 13 anos, a unidade realizou um "Café com PICS". O evento contou com a presença do prefeito Volnei Morastoni, além do secretário municipal de Saúde, Emerson Duarte, diretores da Secretaria Municipal de Saúde e também servidores e pacientes do CEPICS.

Descentralização

A Secretaria Municipal de Saúde busca descentralizar as práticas integrativas e complementares em saúde. Nos últimos anos, algumas unidades básicas já ofertam recursos terapêuticos aos pacientes, como grupos de do-in e terapia comunitária integrativa, por exemplo. Com isso, a população tem acesso mais rápido às práticas em seu bairro.

Os pacientes interessados em aderir aos tratamentos devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para solicitar encaminhamento ao CEPICS. Com a guia da unidade em mãos, o paciente deve marcar o atendimento diretamente no Centro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (47) 3908-6027.

O CEPICS fica localizado no Centro de Itajaí, ao lado da Igreja Matriz, na rua Rubens de Almeida, anexo ao CRESCEM. O atendimento é realizado das 7h às 19h.