Novo binário permitirá reurbanização das avenidas centrais

Canteiros e rótulas foram alterados para as primeiras mudanças no trânsito
Data de inclusão: 18/06/2021 16:53

A implantação do binário entre as avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro, considerada a maior mudança da história do trânsito de Itajaí, inicia nesta segunda-feira (21). Para dar conta das novas rotas de deslocamento, algumas modificações foram realizadas pelas secretarias de Obras e Desenvolvimento Urbano e Habitação durante o mês de junho. No entanto, outras mudanças na urbanização das avenidas Sete de Setembro e Marcos Konder estão projetadas e só serão possíveis com o novo binário em andamento.

Leia todas as mudanças para o novo binário aqui
Assista ao vídeo e entenda melhor

“Sem o sentido único na Marcos Konder, nós não poderemos executar a reurbanização das vias centrais. As obras impossibilitariam o trânsito. Já com as mudanças, podemos fazer as melhorias em etapas em cada lado da avenida”, explica o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Auri Pavoni.

Com a necessidade de implantar o novo binário para dar andamento ao projeto de reurbanização, o Município de Itajaí removeu trechos de canteiros na avenida Marcos Konder e na Abrahão João Francisco (Contorno Sul). A rótula do cruzamento entre as avenidas Joca Brandão e Marcos Konder também foi retirada para dar lugar aos semáforos. E o trecho próximo ao Terminal Urbano da Fazenda recebeu melhorias e ganhou uma nova pista.

Marcos Konder será um corredor verde no coração de Itajaí
A reurbanização da avenida Marcos Konder criará um corredor verde no coração de Itajaí. O projeto contempla os conceitos de boulevard e de via completa. A nova avenida terá três pistas de rolamento, faixa exclusiva de ônibus, estacionamento e ciclovia, mudanças que permitirão o plantio de mais árvores ao longo da via. A proposta é proporcionar um trânsito ordenado e com mais espaço para bicicletas e pedestres.

De acordo com o projeto, serão criadas três faixas de árvores margeando o passeio público. O Instituto Itajaí Sustentável (INIS) avaliou as espécies presentes hoje no canteiro central e identificou apenas 15 árvores saudáveis. O projeto de reurbanização prevê o transplante e o plantio de 150 novas árvores ao longo da avenida.

Para completar a reorganização da avenida, está prevista a nova iluminação com fiação subterrânea e implantação de novo mobiliário urbano. As decisões referentes à acessibilidade estão sendo tomadas em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itajaí (Comadefi).

Novo binário permitirá reurbanização das avenidas centrais