Combustíveis mantém alta nos preços no mês de junho

Gasolina, etanol, diesel comum e o s10 apresentaram aumento em relação ao mês de maio
Data de inclusão: 18/06/2021 14:17

Os combustíveis em Itajaí mantiveram a alta de preços no mês de maio.A gasolinas comum e aditivida tiveram um aumento de 0,54% e 0,78% respectivamente. O Diesel Comum (S-500) foi o combustível que sofreu o menor acréscimo e teve uma alta de 0,07%. O Diesel S-10 também sofreu aumento de 0,28%. O Etanol acompanhou o aumento e teve um acréscimo de 1,33%. Todas as variações de preço foram pesquisadas por fiscais da Procuradoria Municipal (Procon) de Itajaí em 45 postos de combustíveis, situados no município, nesta quarta-feira (16).

A maior diferença constatada pelo Procon é nos preços entre os estabelecimentos. Na gasolina comum, a média de preço é de R$ 5,37.O maior preço encontrado foi o de R$ 5,45, já o menor é de R$ 5,30, considerando que o método de pagamento seja no dinheiro ou no cartão de débito. Já no cartão de crédito, os preços podem chegar a R$ 5,71, preço mais alto registrado neste método de pagamento. Na aditivada, a diferença é de 3,58%¨em relação ao mês de maio, podendo chegar até R$ 5,71.

O Procon orienta ainda os consumidores a se atentarem à diferença de preços entre os pagamentos em dinheiro, cartão de débito e cartão de crédito. A cobrança não é ilegal, mas deve ser informada ao motorista. Alguns estabelecimentos chegam a cobrar até R$ 0,93 de diferença em relação à forma de pagamento.

A Procuradoria do Consumidor de Itajaí realiza todos os meses as pesquisas dos itens da cesta básica e dos combustíveis com o intuito de averiguar possíveis irregularidades e informar as variações dos preços. O Procon também realiza pesquisas sazonais como de material escolar, Páscoa e Natal. O órgão municipal atende das 13h às 18h na Avenida Joca Brandão, 655, bairro Centro, e pelo telefone 151, ou (47) 3349-6147, para orientar os consumidores e receber denúncias. Os cidadãos podem, também, acessar o site do Procon (procon.itajai.sc.gov.br) para obter informações e entrar em contato com o órgão.

Combustíveis mantém alta nos preços no mês de junho

Arquivos Relacionados