Guarda Municipal de Itajaí completa dois anos de atuação com mais de seis mil ocorrências atendidas

Órgão de segurança também participa de operações conjuntas para garantir as medidas de prevenção ao coronavírus
Data de inclusão: 17/06/2021 13:52

Um dos grandes anseios da população, a Guarda Municipal de Itajaí completa dois anos de atuação pelas ruas da cidade nesta quinta-feira (17). Com o objetivo de promover a cidadania, a ordem pública e cuidar do patrimônio municipal através de políticas públicas de prevenção às violências e de forma articulada e democrática com entidades parceiras, o efetivo atendeu mais de seis mil ocorrências nos primeiros 24 meses implantação e se consolida como uma importante estratégia para garantia da segurança pública. O órgão ainda participa de operações em conjunto com as Polícias Civil e Militar, intensificadas neste último ano diante da pandemia de coronavírus.

Cumprimento de mandado de prisão ativo, prevenção de crimes ambientais e maus tratos a animais, recuperação de bens e veículos furtados, atendimento de casos de violência doméstica, perturbação do sossego público, auxílio a crianças com problemas de saúde, embriaguez ao volante e apoio a acidentes de trânsito estão entre os atendimentos prestados junto à população itajaiense.

Durante a pandemia o órgão de segurança também participa de operações conjuntas para garantir as medidas de prevenção ao coronavírus. A Guarda Municipal atuou junto aos órgãos municipais em mais de sete mil ações entre atividades educativas de orientações, inspeções e verificação de denúncias e interdições de estabelecimentos. “Estamos integrados junto à comunidade, prestando auxílio e dando um pouco mais de esperança e segurança à população”, ressalta o secretário de Segurança Pública de Itajaí, Rui Garcia dos Santos.

A Guarda Municipal está armada efetivamente desde janeiro de 2020 e atualmente conta com 70 agentes e 14 viaturas que integram as forças de segurança e atuam no patrulhamento de toda a cidade, dos bairros a zona rural.

Nestes dois anos de atuação, a parceria com outros órgãos municipais, entre eles a Defesa Civil, o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e as secretarias de Saúde e Assistência Social, contribuiu, tanto para a capacitação dos agentes quanto para a resolução de ocorrências. “A Guarda Municipal de Itajaí trabalha diuturnamente, garantindo a segurança dos munícipes e turistas, auxiliando no desenvolvimento e crescimento local", ressalta o coordenador do órgão, Marco Antônio Otávio.

A base operacional da guarda, localizada na Secretaria de Segurança Pública, é munida de um sistema de monitoramento composto por televisores de última geração, despachantes de rádio para a comunicação e computadores equipados com o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). O sistema é utilizado pela Polícia Civil para investigações e o Detrannet, portal de serviços do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran).

O espaço também possui sala de coordenação e de situação para reuniões com os diversos órgãos que integram a segurança pública no município e dormitórios para ocasiões em que haja necessidade do trabalho acima da carga horária, bem como situações de calamidade pública. A estrutura contribui para o monitoramento da cidade e atendimento de ocorrências com maior eficiência.

A formação da Guarda Municipal

O projeto da formação da Guarda Municipal foi apresentado pela primeira vez durante a discussão do Plano Municipal de Segurança, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), em fevereiro de 2017. O concurso teve seu edital oficializado em setembro daquele ano e ao final do período de inscrições contabilizou 17 mil candidatos interessados. Destes, mais de 11 mil participaram da primeira etapa de seleção.

O processo foi dividido em três etapas eliminatórias: prova objetiva, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Foram aprovados 64 homens e 15 mulheres em todas as etapas da formação.

Em junho de 2018, iniciou-se a etapa de investigação social e curso de formação profissional na Acadepol. A grade da capacitação teve cinco módulos, com disciplinas voltadas à cidadania e técnicas de operações policiais, com uma carga horária total de 850 horas.

No ano seguinte, após a conclusão do curso, os guardas municipais passaram por estágios nos órgãos de segurança municipais. Durante o complemento da formação, os agentes aprenderam sobre registro de boletins de ocorrências e participaram de ações operacionais, entre outras questões da rotina.

A formatura do treinamento do curso de legislação de trânsito em junho de 2019 marcou a última etapa de preparação dos guardas. Com esta qualificação, os oficiais também estão aptos a atuar neste setor, em caso de eventual necessidade. Além do curso, o grupo passou por um período de adaptação para identificar todas as regiões e os pontos de periculosidade no município.

Secretaria de Segurança Pública