Itajaí 161 anos: Lançamento do livro "Memórias Rurais" relembra o desenvolvimento do interior

Ação ocorre na quarta-feira (16) e integra a programação do aniversário da cidade
Data de inclusão: 11/06/2021 17:11

Com o objetivo de resgatar os eventos que desenvolveram a zona rural de Itajaí, a Secretaria Municipal de Agricultura e Expansão Urbana realiza o lançamento do livro "Memórias Rurais". A iniciativa integra a programação de aniversário de 161 anos do Município. O lançamento da obra ocorrerá na quarta-feira (16), a partir das 10h, no Parque do Agricultor. No evento serão respeitadas todas as regras de distanciamento social e prevenção à Covid-19.

O projeto foi idealizado em 2017 pelo secretário de Agricultura e Expansão Urbana de Itajaí, César Reinhardt, e pela professora Ana Carolina Vinholi. Foram feitas pesquisas e entrevistas para desenvolver um trabalho que resgatasse momentos importantes para a área rural da cidade, como as Festas do Colono e a criação da Secretaria Municipal de Agricultura. Com fotografias e registros de vários eventos que envolvem o interior itajaiense, o livro busca inspirar outras obras que também resgatem as histórias que ajudaram a construir o Município.

Em 2020, o Padre Élcio Alberton aderiu ao projeto e auxiliou na finalização do livro. “Inicialmente, o projeto seria somente sobre a cultura do interior de Itajaí, porém a ideia foi ampliada, em um processo dinâmico e construtivo, através de entrevistas com lideranças rurais e pessoas que tiveram participação direta em eventos do Município. Também foram consultados antigos servidores e outros agricultores para agregar conteúdo à obra”, conta o secretário César Reinhardt.

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana