Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí realiza live sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Evento on-line será na terça-feira, dia 18 de maio, às 18h
Data de inclusão: 12/05/2021 15:58

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, o Município de Itajaí realiza a live “Violência Sexual contra crianças e adolescentes: como identificar e prevenir?”. O evento on-line reunirá profissionais especialistas para discutir o tema sob diferentes perspectivas, desde questões preventivas ao apontamento de sinais importantes na identificação de casos, canais de proteção e denúncia, direitos previstos em lei às vítimas e apresentação de dados relativos ao cenário local. A live será transmitida ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube do IFSC Comunicação (youtube/ifsccomunicacao), que é apoiador da ação, e será acessível em Libras.

O debate terá como palestrantes: Carmen Lúcia Dacol, terapeuta ocupacional da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE) de Itajaí, e Camila Santos do Couto, enfermeira e supervisora da Saúde da Criança da Diretoria de Atenção à Saúde de Itajaí. Participarão ainda das discussões, Danielle Cadan, psicóloga da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de Itajaí; Luciana de Carvalho Paulo Coelho, advogada e professora da Univali; e Thamara Garcia Del Mir, psicóloga da DVE de Itajaí e coordenadora da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí (RAIPSV), além de mediação de Melina Chiba Galvão, oceanóloga e docente no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

O evento on-line também terá a emissão de certificado de participação. Os interessados devem se inscrever previamente e informar os dados solicitados, clicando aqui (https://sigaa.ifsc.edu.br/sigaa/link/public/extensao/inscricoesOnline).

Além da live, serão fixados cartazes e faixas e promovidas outras ações, neste mês, em unidades de saúde, escolas e instituições parceiras da rede, no intuito de engajar, informar e sensibilizar a comunidade sobre o assunto. A programação é uma ação coletiva promovida pela Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí, Secretaria Municipal de Saúde e Instituto Federal de Santa Catarina (Câmpus Itajaí).

O evento ainda tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Comunicação, Fundação Cultural de Itajaí, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Polícia Civil.

Campanha Nacional

A campanha nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pretende mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A data foi instituída na Lei Federal 9970/2000, fruto de um crime bárbaro que ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, que chocou o Brasil, ficou conhecido como “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Como denunciar?

O Disque 100 é o Canal Nacional de Direitos Humanos para denunciar casos suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Nos casos de emergência pode-se acionar a Polícia Militar (190), Guarda Municipal de Itajaí (153), Polícia Civil (181), Polícia Rodoviária Federal (191) e os Conselhos Tutelares de Itajaí pelos telefones das unidades do Centro (47 3349-6004), de Cordeiros (47 3241-2226) ou no plantão geral (47 99945-8674).

__
Informações adicionais:
(47) 3249-5541
Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência de Itajaí 

Imagens relacionadas

Itajaí realiza live sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Itajaí realiza live sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí