Alterações nos canteiros no Centro de Itajaí permitem sentido único nas vias

Contorno Sul e Marcos Konder farão parte da ampliação dos binários
Data de inclusão: 11/05/2021 18:48

Os cortes no canteiro central da avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) e as modificações na interligação entre a via e a rua Sete de Setembro sinalizam novas mudanças no trânsito de Itajaí. As alterações são parte da transformação no centro da cidade e da revolução na mobilidade urbana iniciados com a abertura de novas ruas, implantação de binários e retornos de quadra.

Os trabalhos devem se estender em alterações nos canteiros da avenida Coronel Marcos Konder e permitirão a implantação do sentido único na Contorno Sul e Marcos Konder. Técnicos do Município de Itajaí se reuniram nos últimos dias para estudar as modificações nas vias e a implantação do novo binário para o mês de junho.

Marcos Konder x Sete de Setembro: o novo binário do Centro de Itajaí
No total, serão cinco vias alteradas e 3,7 quilômetros de um novo binário formado entre as duas principais vias de deslocamento no centro de Itajaí. A avenida Coronel Marcos Konder terá sentido único em direção ao bairro Fazenda, desde o cruzamento com a rua Silva. O sentido único continua na mesma direção após o cruzamento da avenida com a Contorno Sul até o terminal urbano do bairro Fazenda. No sentido contrário, permanecerão as ruas Sete de Setembro e Cônego Tomás Fontes. Para melhoria no fluxo, a rua Silva no trecho entre a Cônego Tomás Fontes e a Marcos Konder terá sentido único em direção à rua Heitor Liberato.

A implantação do sentido único alterará 1,9 quilômetro em trechos das avenidas Abrahão João Francisco e Marcos Konder e da rua Silva. As mudanças dão continuidade aos binários já implantados no Centro: nas ruas Alberto Werner x José Eugênio Müller; Uruguai x Umbelino Damásio de Brito; e Brusque x Juvenal Garcia.

“A continuação das alterações no sistema viário da parte central da cidade permite seguir com as obras de reurbanização sem grande impacto na vida das pessoas”, projeta o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Auri Pavoni.

Com a alteração na avenida Marcos Konder, o trânsito em direção ao Porto de Itajaí deverá se dividir entre as ruas Sete de Setembro e Uruguai. A primeira, na sua continuação com a rua Cônego Tomás Fontes, chega até o Porto na esquina com a rua Silva. A segunda se interliga na rua Alfredo Trompowski e chega até a rua Heitor Liberato. A intenção é fazer com que o fluxo de veículos com destino ao Centro e imediações siga na Sete de Setembro. Já os motoristas com direção aos bairros devem priorizar a rua Uruguai.

“Os binários inauguraram uma nova fase na mobilidade urbana de Itajaí. Além de novas rotas de deslocamento, priorizamos os pedestres e ciclistas ao pensar em uma cidade mais inteligente e sustentável”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Rodrigo Lamim.

As obras na Contorno Sul são executadas pela Secretaria Municipal de Obras em parceria com Desenvolvimento Urbano e Habitação e Coordenadoria de Trânsito (Codetran).

Alterações nos canteiros no Centro de Itajaí permitem sentido único nas vias