Itajaí participa de projeto de cooperação com Portugal e União Europeia

Projeto InovaJuntos prevê parceria na área de desenvolvimento econômico e inovação
Data de inclusão: 16/04/2021 11:24

O Município de Itajaí foi selecionado entre cidades de todo o Brasil para participar do Projeto InovaJuntos de cooperação com financiamento da União Europeia. O projeto permite ações de cooperação urbana para a inovação e sustentabilidade. O reconhecimento veio por meio da iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para parcerias mediadas pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da universidade Coimbra (Portugal).

Desenvolvimento econômico e inovação foram os focos escolhidos por Itajaí para integrar o InovaJuntos e fomentar políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados. O projeto é focado no desenvolvimento urbano integrado, através de políticas locais de inovação no Brasil, na América Latina e em Portugal, com estratégias para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) da Organização das Nações Unidas (ONU). A promoção dos valores de equidade de gênero, boa governança, sustentabilidade ambiental, inovação, democracia local e participação social e diálogo com crianças e jovens será debatida e implementada em Itajaí.

“Participamos da criteriosa seleção com o envio de projetos e dados do município e fomos escolhidos. Isso representa que Itajaí está no caminho certo para um futuro de sustentabilidade, inteligência e justiça social”, comemora o prefeito Volnei Morastoni. “Em parceria com a universidade, os empresários e investidores locais, as entidades e movimentos e nosso corpo técnico da Prefeitura de Itajaí, construiremos muitas pontes de cooperação com a Europa, polo de tecnologia e inovação para o mundo”, finaliza Morastoni.

O próximo passo é a implantação de um laboratório de inovação para criar, testar e compartilhar soluções inovadoras. O Município de Itajaí também formará uma equipe de inovação com representantes do governo municipal, setor privado, sociedade civil e universidade. As experiências serão amplamente divulgadas no cenário nacional e internacional.

“Desde a criação do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, o PEMI, a cidade mudou seu olhar sobre a integração entre o poder público e as organizações privadas. Implantamos uma visão de futuro, tendo como foco 2040, construímos um plano e estabelecemos critérios e metas para o desenvolvimento do município”, avalia o coordenador do PEMI, Alcides Volpato. “Por isso, para o Escritório PEMI, parcerias como esta são fundamentais, pois permitem monitorar e acompanhar as metas e desejos trazidos pela sociedade e observar também aquilo de bom que é desenvolvido por outros municípios brasileiros e europeus num processo compartilhado de experiências”, pontua Volpato.