Inscrições para compor conselhos municipais são prorrogadas

Eleições das entidades da sociedade civil acontecerão por meio de votação direta no dia 14 de abril em ambiente virtual
Data de inclusão: 26/03/2021 19:06

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, prorrogou os editais para as eleições e composições do Conselho Municipal do Idoso (CMII) e do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD). As entidades interessadas em se inscrever devem entregar os documentos necessários até quarta-feira (31) das 13h às 18h na Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania localizada na Rua Uruguai, 1330, bairro Fazenda.

O processo de análise documental e habilitação das entidades que comporão o CMII será realizado nos dias 6 e 7 de abril. A listagem das instituições consideradas habilitadas será publicada no dia 9 no site da prefeitura de Itajaí.

As eleições das entidades da sociedade civil que integrarão o CMII ou o COMAD no período 2021-2023 acontecerão por meio de votação direta no dia 14 de abril, às 14h, em ambiente virtual. O link será divulgado no edital que homologa o resultado das entidades habilitadas ao pleito. O fórum que elegerá por meio de votação as representantes da sociedade civil será formado por um representante de cada entidade habilitada pela Comissão. (confira os editais no Jornal do Município).

As entidades da sociedade civil devem promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios de seus respectivos grupos, encaminhando propostas ao poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações. O papel dos Conselhos é consultivo, normativo, deliberativo e formador de políticas dirigidas à sua categoria. Por isso, a importância da participação da sociedade civil neste espaço de controle social.