Porto de Itajaí registra crescimento de 42% na movimentação de contêineres

Entre janeiro e fevereiro deste ano foram movimentados 36.399 TEUs
Data de inclusão: 26/03/2021 18:15

O Porto de Itajaí registrou crescimento de 42% na movimentação de contêineres com cargas de importação no primeiro bimestre de 2021. Entre janeiro e fevereiro deste ano foram movimentados 36.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 25.600 TEUs no mesmo período de 2020.

“Nesses dois primeiros meses de 2021 tivemos uma queda na movimentação de contêineres vazios. Embora a reposição desses contêineres seja importante por atender uma necessidade do mercado, o contêiner com carga é o que gera a movimentação econômica, no sentido comercial”, explica o diretor geral de operações logísticas da superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz.

Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí, ressalta que a importação dá à receita do município uma considerável contribuição. “Além de demonstrar que o porto continua crescendo, o aumento nas importações é um excelente retorno financeiro para a cidade, através do ICMS”, comenta.

De acordo com o superintendente, nesse momento, em que estão sendo feitos investimentos significativos no combate à Covid-19, o retorno para os cofres municipais é muito importante. Ele destaca também a consolidação de Itajaí na recepção de cargas com alto valor agregado, que tornam o retorno financeiro ainda mais positivo.

“Quero enaltecer a garra, a ousadia e toda a determinação que se vem fazendo, com uma grande união de forças, para manter o porto em movimento, nessa crescente, mesmo em meio a essa pandemia que estamos enfrentando”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Recorde de movimentação no Complexo Portuário

No Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes os 140.141 TEUs movimentados em fevereiro de 2021 tornaram-se um novo recorde histórico de movimentação. O número supera o recorde registrado em novembro de 2020, que foi de 139.451 TEUs.

No comparativo a fevereiro do ano anterior, em que foram movimentados 107.130 TEUs, os índices indicam crescimento de 31%. Já na tonelagem o crescimento foi de 33%, com registro de 1.572.585 toneladas contra 1.178.463 toneladas no mesmo período de 2020.

A exportação foi responsável por 52% das cargas, sendo frango, carnes e madeiras e derivados os principais produtos. Nas importações, que corresponderam a 48% das cargas movimentadas no complexo, os mecânicos e eletrônicos, produtos químicos, têxteis e diversos foram os principais produtos.

Porto de Itajaí registra crescimento de 42% na movimentação de contêineres