Itajaí terá Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres

Com eventos on-line todas as noites, ações valorizam participação feminina na sociedade
Data de inclusão: 03/03/2021 17:07

Itajaí terá uma programação on-line diversificada para a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres. Serão lives, ciclo de palestras, vídeos e ações digitais para valorizar a participação feminina na sociedade, em especial da mulher itajaiense. As ações iniciam na próxima segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, seguem durante todo o mês de março e com eventos diários até a sexta (12).

No Dia Internacional da Mulher
No dia 8, as ações digitais iniciam oficialmente com a Live de Abertura da Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres, às 19h, pelas redes oficiais da Prefeitura de Itajaí. O evento contará com apresentações culturais e palestra com Marina Corbetta Benedet, sobre o tema: “Mulheres em Diversidade: Sobre as Potencialidades de ser Mulher no Mundo Contemporâneo”. A realização é da Secretaria de Promoção da Cidadania com o apoio da Fundação Cultural de Itajaí e Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM).

Outros conteúdos tomarão as redes sociais na segunda (08). O vídeo “Coragem e Medo. A Mulher em Tempos de Pandemia” será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde, além de conteúdo institucional homenageando as mulheres itajaienses por meio das servidoras públicas. A Comissão de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, da Subsecção da OAB – Itajaí, trará conteúdos em suas rede digitais durante todo o dia. Já a Casa da Anas do município realizará um evento interno para as mulheres em situação de violência assistidas.

Ciclo de palestras
Ainda no dia 8 e com foco na qualificação e atuação feminina no mercado de trabalho, a Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI) inicia o 1° Ciclo de Palestras FEAPI – Olhares Sobre a Mulher. O evento on-line acontecerá de segunda (08) a sexta-feira (12) com transmissões ao vivo pelo canal do Youtube da instituição (youtube.com/channel/UCjKWxInhcYthgxi5bZyQdRA), às 19h30, e certificação gratuita. Ao final de cada live, a FEAPI disponibilizará um link na descrição do vídeo para a solicitação do certificado.

O ciclo abre com o tema “As Mulheres e o Mercado de Trabalho Ontem e Hoje” debatido pela advogada Bárbara Beilke. Na terça-feira (09), a palestra será com a médica ginecologista Rosaura de Oliveira, sobre o tema “Saúde Integral da Mulher”. “Quarta com Make, Empreendedorismo com Leveza e Autoestima” será conduzida pela empreendedora Patrícia Rampeloti Zermini, na quarta-feira (10). Quinta (11), a psicóloga Elaine Marta Pavezi aborda o tema “Mulher: A Arte de Viver em Paz”. O ciclo encerra na sexta-feira (12) com a PhD em Arte-Educação e Mestra em Terapia Social, Adriana Mira Cunhã. Seu tema será “Climatério: Um Rito de Libertação”.

Ações seguem durante todo o mês de março
As ações de conscientização dos Direitos das Mulheres em Itajaí seguirão durante todo o mês de março. No dia 15, a Casa Santa Paulina realizará uma palestra interna com o tema “A Saúde Mental da Mulher em Tempos de Pandemia”, às 10h. O evento será conduzido pela casa, de responsabilidade da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Univali também promoverão ciclo de palestras. Com o tema “Mulheres em Evidência”, as ações serão nos dias 24 e 31 de março, às 19h. As inscrições serão pelo sistema Elis da Univali e a transmissão pelo Ambiente Blackboard.

Dia Internacional da Mulher
A data foi criada para refletir sobre as lutas por igualdades de gênero em todo o mundo. Em Itajaí, a Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres foi instituída oficialmente no calendário do Município a partir de 2018. Após a sanção da lei, esta é a terceira edição de ações integradas.

Itajaí terá Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres