Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Secretaria de Saúde de Itajaí alerta a população para o risco de leptospirose

Exposição à água contaminada ou lama de alagamentos pode facilitar a transmissão da doença
Data de inclusão: 22/01/2021 18:19

Devido à intensa chuva nos últimos dias, a Secretaria de Saúde de Itajaí alerta a população quanto ao risco de transmissão da leptospirose. Causada por bactérias presentes na urina contaminada de animais, em especial dos ratos, a doença é grave e pode levar a morte. A orientação é que, em casos de alagamentos, os moradores evitem contato com a água e lama.

A Gerência de Controle de Zoonoses, da Vigilância Epidemiológica do município, explica que em situações de enchentes e alagamentos, a urina contaminada dos animais, presente em esgotos e bueiros, pode se misturar com a água e a lama, aumentando as chances de contrair a doença. Nestes casos, se a pessoa tiver contato com essa água, a bactéria causadora da leptospirose pode penetrar no corpo através de machucados e até mesmo da pele sadia.

Os sinais da doença são: febre, dor de cabeça, mal estar e dores no corpo, principalmente nas panturrilhas. Se você tiver algum destes sintomas dias após o contato com água ou lama de alagamentos, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima. Lembre-se de relatar ao médico o contato com a água ou lama contaminada. Conforme a Vigilância Epidemiológica, o período de incubação da doença pode ser de 1 a 30 dias (média de 5 a 14 dia após a exposição).

Em 2020, Itajaí registrou 79 notificações e 04 casos positivos de leptospirose, sendo 01 no bairro Cidade Nova, 01 no São Vicente e 02 em municípios vizinhos.

Medidas de prevenção:

• Evite contato com água ou lama de alagamentos e não deixe que crianças brinquem no local.
• Use botas e luvas quando trabalhar em áreas com água possivelmente contaminada. Se isso não for possível, usar sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.
• Quando as águas baixam é necessário retirar a lama e desinfetar as casas, sempre se protegendo com luvas e botas. O chão, paredes e objetos devem ser lavados e desinfetados com água sanitária, na proporção de dois copos (400 ml) do produto para um balde de 20 litros de água, deixando agir por 10 minutos.
• Jogue fora os alimentos e medicamentos que tiveram contato com a água dos alagamentos.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí