Confira a programação da Feira de Mudas Nativas para este final de ano

Coordenada pelo Viveiro Municipal, ação gratuita vai até 30 de dezembro
Data de inclusão: 21/12/2020 16:15

O Viveiro Municipal de Itajaí informa que a Feira de Doação de Mudas Nativas prossegue até o dia 30 de dezembro. A ação gratuita, coordenada pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS), ocorre na sede do Viveiro, na rua Osvaldo Bertemes, 144, bairro Fazenda. Nestas últimas semanas do mês, as doações serão feitas de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em virtude dos feriados de fim de ano, o INIS informa que não haverá atendimento no Viveiro Municipal na quinta-feira (24) – ponto facultativo, conforme o Decreto nº 11.835/2020 –, e na sexta-feira (25), dia de Natal. Na próxima semana, o público poderá retirar as mudas nos dias 28, 29 e 30. No dia 31 de dezembro também não haverá expediente no Viveiro (ponto facultativo).

Algumas das espécies disponíveis para doação são: pitanga preta, ameixa de Joinville, araçá amarelo, araçá pêra, bacupari, graviola e mulungu-do-litoral. Serão disponibilizadas até cinco mudas de árvores por família, que deve residir em Itajaí. Os interessados devem levar sua própria sacola reutilizável ou recipiente para carregar a muda.

O Instituto Itajaí Sustentável também destaca que medidas preventivas de saúde em decorrência da pandemia de coronavírus (COVID-19) são obrigatórias a todos os envolvidos na ação, como o uso de máscaras de proteção e álcool em gel, que estará disponível no local de distribuição das mudas.

Benefícios do plantio de árvores nativas

Quando plantadas em locais estratégicos, as árvores ajudam a bloquear o vento e a criar áreas de sombra, reduzindo a necessidade de resfriamento artificial de ambientes no verão. As plantas também protegem e auxiliam na reprodução de pássaros, abelhas e outros animais de extrema importância para a sustentabilidade do planeta. Seus frutos são fontes de alimento, sendo o plantio uma alternativa simples e benéfica para reverter os impactos ambientais causados pelo homem na natureza.

____________________
Informações adicionais: