Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Assistência Social lança cartilha de educação alimentar e nutricional para alunos do programa Bolsa Família

Data de inclusão: 30/11/2020 16:45

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da gestão do Programa Bolsa Família e do setor de Segurança Alimentar e Nutricional, com o apoio da Câmara Municipal Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Caisan) e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Itajaí (Comsea), lançou uma cartilha com atividades de educação alimentar e nutricional, voltadas aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família em Itajaí.

De acordo com a Nutricionista da Secretaria de Assistência Social, Elinia da Silva Mateus Marsango, Itajaí vem apresentando altas prevalências de sobrepeso e obesidade entre os beneficiários do Programa Bolsa Família, sendo de extrema importância investir em ações de educação alimentar e nutricional, desde a infância, pois é o principal ciclo de vida na formação de bons hábitos alimentares.

Conforme dados do Ministério da Saúde de Vigilância Alimentar e Nutricional, em 2019 Itajaí apresentava as seguintes prevalências entre os beneficiários do Programa Bolsa Família: 8,63% de peso elevado em crianças de 5 a 10 anos; 19,7% de sobrepeso, 8,77% de obesidade e 2,83% de obesidade grave entre adolescentes; 31,86% de sobrepeso, 18,85% de obesidade grau I, 11,5% de obesidade grau II e 5,76% de obesidade grau III entre adultos.

Diante destes dados, a Caisan vem se articulando para o planejamento e execução de ações intersetoriais voltadas ao cuidado do sobrepeso e da obesidade no município.

A cartilha educativa aborda assuntos relacionados à alimentação adequada e saudável e está sendo distribuída gratuitamente com os kits de alimentação escolar, entregues pela Secretaria de Educação. O objetivo é entregar mais de 4,6 mil cartilhas em 138 unidades escolares, divididas em oito polos educacionais.

Você também pode baixar o material educativo no arquivo abaixo.

_________________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Assistência Social
Elinia da Silva Mateus Marsango
Nutricionista SAS / Presidente CAISAN
(47) 3248-0800 

Imagens relacionadas

Assistência Social lança cartilha de educação alimentar e nutricional para alunos do programa Bolsa Família
Assistência Social lança cartilha de educação alimentar e nutricional para alunos do programa Bolsa Família
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí