Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Itajaí realiza semana de mobilização contra dengue

Município vai reforçar ações de combate à doença de segunda (30) a sexta-feira (4)
Data de inclusão: 27/11/2020 14:48

O Município de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza a partir de segunda-feira (30) uma semana para controle do Aedes aegypti. Até sexta-feira (4) serão promovidas diversas ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. A iniciativa contará com atividades preventivas e educativas, o III Seminário de Arboviroses para profissionais de saúde, mutirão de limpeza nos cemitérios da Fazenda e Espinheiros e a divulgação do Levantamento do Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), que verifica o nível de infestação da cidade.

“Será uma semana intensa para reforçar o controle do mosquito em todo município. Além das ações que serão promovidas pelos agentes de endemias, queremos incentivar a comunidade a fazer parte da mobilização, vistoriando suas casas e eliminando recipientes que possam acumular água. O verão está chegando e precisamos da colaboração de todos para reduzir os casos de dengue”, destaca o gerente de controle de zoonoses de Itajaí, Lúcio Vieira.

Ações começam segunda

As ações da semana iniciam na segunda-feira (30) com a divulgação do resultado do LIRAa. Entre os dias 9 e 19 de novembro, agentes de endemias visitaram 3.600 imóveis do município para verificar os índices de infestação pelo Aedes aegypti. Na terça-feira (1), as atividades preventivas e de orientação continuam em estabelecimentos comerciais da cidade.

Já na quarta-feira (2) será realizado o III Seminário de Arboviroses, que tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para enfrentamento da dengue, bem como divulgar ações de prevenção e diminuir riscos de proliferação do mosquito transmissor. Neste ano, o evento será transmitido online para interessados de todo Estado. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://arboviroses.itajai.sc.gov.br.

Na quinta (3), agentes de endemias da cidade farão uma visita às cooperativas de reciclagem para aprender mais sobre materiais recicláveis e seu descarte correto. As atividades encerram na sexta-feira (4) com a realização de mutirão de limpeza nos cemitérios da Fazenda e Espinheiros. O intuito é eliminar possíveis recipientes que possam acumular água.

“Ao longo do mês de novembro o Programa de Controle da Dengue já vem realizando ações educativas na área rural e um trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação para elaboração de materiais de divulgação, além da realização de mini cursos de conscientização sobre a dengue em empresas”, pontua Lúcio Vieira.

Durante a semana de mobilização também será lançado um vídeo produzido em parceria com o Clube Náutico Marcílio Dias, que tem dado apoio às ações preventivas de combate à dengue no município.

Agente de Endemias Mirim
Outra novidade é o lançamento do Programa Agente de Endemias Mirim, que será desenvolvido nas unidades escolares do município em 2021. O projeto é uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) – Itajaí foi uma das cinco cidades de Santa Catarina contempladas com a iniciativa.

O programa será aplicado com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em 37 escolas. Os agentes de endemias mirins serão multiplicadores de informação na comunidade. O objetivo é conscientizar alunos e professores sobre a gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, bem como orientar que a prevenção depende da ação ambiental consciente de cada cidadão.

“Os agentes mirins serão multiplicadores de informações nas escolas e para suas famílias. Desta forma conseguiremos conscientizar mais pessoas, promover a saúde na escola e em seu entorno, identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor, promover hábitos e atitudes positivas, disseminar conhecimento sobre zoonoses. Tudo isso contribui para reduzir o número de focos e casos de dengue em Itajaí”, explica o gerente de controle de zoonoses do município. 

Imagens relacionadas

Itajaí realiza semana de mobilização contra dengue
Itajaí realiza semana de mobilização contra dengue
Itajaí realiza semana de mobilização contra dengue
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí