Aplicativo do Município de Itajaí recebe prêmio ODS Santa Catarina

Conecta.í foi vencedor na categoria Poder Público e consolida a cidade no caminho para ser a mais digital do estado
Data de inclusão: 17/11/2020 17:32

O aplicativo Conecta.í foi reconhecido como uma referência estadual na promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A solução tecnológica do Município de Itajaí recebeu o Prêmio ODS Santa Catarina na categoria Poder Público. Esta é a segunda premiação recebida pelo app desenvolvido pela Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), que em 2018 foi reconhecido como uma das quatro melhores soluções digitais do Sul do Brasil. Os prêmios colocam Itajaí na rota de se tornar o município mais digital do estado.

Esta também é a segunda vez consecutiva que uma ação do Município de Itajaí recebe o Prêmio ODS Santa Catarina. Em 2019, o Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040) foi vencedor na mesma categoria Poder Público.

O aplicativo
Criado em 2017, o Conecta.í oferece aos cidadãos e visitantes acesso aos serviços públicos de maneira ágil, segura e gratuita. Ele promove a transparência pública ao aproximar a população dos órgãos municipais. O aplicativo tem funcionalidades que permitem a interação com os órgãos de fiscalização e serviços com notificações para focos de dengue, reparos de obras públicas e ouvidoria. Os pais e alunos podem consultar a frequência e as notas na Rede Pública Municipal de Ensino. O usuário também consulta vagas de emprego e a emissão de guias de IPTU e contas do Semasa.

Para a pandemia do coronavírus (COVID-19), a Setec criou um módulo com informações sobre a evolução dos casos, medidas de prevenção e distanciamento e até uma triagem digital para os sintomas.

O Conecta.í está disponível para dispositivos móveis em Android e iOS. O app conta com mais de 35 mil downloads.

Conecta.í e os ODS
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas globais de igualdade estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Prêmio ODS Santa Catarina reconheceu o Conecta.í com 11 dos 17 objetivos: Erradicação da pobreza; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Paz, justiça e instituições eficazes; e Parcerias e meios de implementação.

Aplicativo do Município de Itajaí recebe prêmio ODS Santa Catarina