Coronavírus: Itajaí registra redução nas internações e mortes pela COVID-19 em agosto

Dados de atendimento de urgência e emergência também diminuíram no município
Data de inclusão: 01/09/2020 18:52

O Município de Itajaí registrou em agosto uma redução nas internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nos óbitos em decorrência da COVID-19. Após atingir quase 100% de ocupação na UTI adulta, o Hospital Marieta Konder Bornhausen apresentou diminuição de 71% no percentual de pacientes internados para tratamento da doença. Já as mortes por COVID-19 reduziram 22,2% em agosto no comparativo com julho: foram 14 óbitos a menos no período.

As internações por COVID-19 no Hospital Marieta começaram a reduzir no mês de agosto, especialmente na terceira semana. Até o fim de julho, a ocupação ultrapassava os 90%. Nesta segunda-feira (31), a UTI COVID do Hospital estava 28,5% ocupada, com 20 pacientes internados e 50 leitos vagos. Os óbitos pela doença também reduziram, passando de 63, em julho, para 49, em agosto. Ao todo, a COVID-19 já fez 152 vítimas na cidade.

Itajaí também vem apresentando redução nos indicativos projetados pelo Estado quanto ao número de mortes por COVID-19. O estudo epidemiológico desenvolvido pela Data Science Brigade, em parceria com o Governo de Santa Catarina, projetava três cenários para Itajaí até o fim de agosto, sendo 1 a mais favorável (158 óbitos), 2 a intermediária (163 óbitos) e 3 a pior (169 óbitos). A cidade, que em julho chegou a ultrapassar o cenário 3, atualmente está abaixo da previsão mais favorável (cenário 1). O levantamento é do dia 25 de agosto.

Além disso, a região da Foz do Rio Itajaí baixou o Risco Potencial para saúde em relação ao coronavírus de Gravíssimo para Grave durante o mês de agosto.

Redução nos atendimentos de urgência e emergência

Outro dado que apresentou redução no mês passado foram os atendimentos de urgência e emergência em geral. As quatro unidades da cidade contabilizaram 15.980 atendimentos a pacientes em agosto – 21,2% a menos do que no mesmo período do ano anterior, quando foram realizadas 20.300 consultas.

O levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde analisou números das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros e do Centro Integrado de Saúde (CIS), do Centro Ambulatorial de Triagem para Coronavírus e da Unidade de Atendimento Infantil entre os meses de maio e agosto de 2019 e de 2020 – período em que é registrada a maioria dos atendimentos respiratórios.

Mesmo com duas novas unidades criadas neste ano e após contabilizar um crescimento de 12,9% nos atendimentos em julho, o Município conseguiu reduzir os números, principalmente nas unidades que recebem pacientes com suspeita da COVID-19 (confira os gráficos no final da página).