Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Coronavírus: Central de monitoramento oferece apoio emocional às famílias em luto

Idosos e pessoas do grupo de risco também são monitorados
Data de inclusão: 26/08/2020 10:46

A Secretaria de Saúde de Itajaí informa que está disponibilizando um novo serviço de apoio psicoemocional às famílias em luto pela COVID-19. A iniciativa é realizada por meio da Central de Monitoramento da Vigilância Epidemiológica, que conta com uma psicóloga para atendimento às pessoas que perderam parentes para a doença.

O atendimento psicoemocional é feito por meio de teleconsulta e ofertado às famílias que estão em fase de luto. Os profissionais de saúde que atuam na Central de Monitoramento também identificam casos positivos e suspeitos de COVID-19 que estão tendo dificuldades emocionais neste momento de pandemia para receber o atendimento.

O objetivo é oferecer suporte emocional a essas pessoas, entender a situação de cada família e contribuir na aceitação da perda ou superação da doença.

Monitoramento idosos e crônicos

Outra ação de enfrentamento é o monitoramento de idosos e doentes crônicos sem sintomas do vírus. Além de monitorar os pacientes positivos e negativos sintomáticos, a equipe da Central de Monitoramento do Município agora vai entrar em contato com idosos acima de 60 anos e pessoas com alguma doença crônica, cadastrados na rede pública, sem sintomas da COVID-19. Serão avaliados especialmente os usuários que fazem parte do grupo mais afetado pela doença (diabéticos, hipertensos, cardiopatas e obesos jovens).

A intenção deste monitoramento é verificar se estas pessoas estão realizando o tratamento adequado para suas comorbidades, se consultaram com médico recentemente, se estão usando medicação corretamente, bem como se apresentam alguma queixa ou sintoma gripal. Caso necessário, os profissionais agendarão visita domiciliar para avaliação presencial do usuário ou encaminhamento para uma das unidades de saúde da cidade.

O objetivo é antecipar o atendimento a estes pacientes, evitando agravamento do quadro clínico e possíveis complicações pela COVID-19, bem como evitar hospitalizações e reduzir mortes em decorrência da doença. 

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2022 - Município de Itajaí