Itajaí decreta situação de emergência após passagem de ciclone

Município trabalha no apoio à reconstrução das áreas afetadas e na busca por recursos junto ao Governo Federal
Data de inclusão: 10/07/2020 15:16

O Município de Itajaí decretou situação de emergência após a passagem do ciclone extratropical que atingiu a cidade na tarde do dia 30 de junho. O vendaval provocou prejuízos econômicos e sociais no município, como o destelhamento de residências, a queda de árvores e a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Com o Decreto nº 11.942, de 8 de julho de 2020, a Administração Municipal também trabalha para pleitear junto ao Governo Federal a liberação de recursos para as áreas afetadas.

De acordo com o Parecer Técnico nº 01/2020, emitido pela Defesa Civil de Itajaí, o fenômeno foi ocasionado pela passagem de uma intensa frente fria, tendo sido registradas rajadas de ventos costeiros de até 75 km/h, conforme a Estação Meteorológica da Defesa Civil de Itajaí, e rajadas de até 84 km/h, conforme informações da EPAGRI/CIRAM. O pedido de situação de emergência também é feito segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres – Cobrade 1.3.2.1.5.

Em Itajaí, desde as primeiras horas após a tempestade, o Município montou uma força-tarefa para recuperar as ruas da cidade devido aos impactos do ciclone. De acordo com a Defesa Civil, mais de 300 ocorrências foram registradas nos mais diferentes bairros da cidade. Os relatos foram, em sua maioria, de destelhamento de casas e quedas de árvores e postes. Os bairros Cordeiros, São Vicente e Cidade Nova foram os mais atingidos.