Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue

Mutirão de limpeza e outras frentes de trabalho ocorrem nos bairros; casos positivos somam quase 200 pessoas
Data de inclusão: 08/07/2020 14:17

Firme nas medidas preventivas ao coronavírus (COVID-19), o Município de Itajaí segue forte em outra frente de trabalho: o combate à dengue. Neste ano, a cidade registrou um aumento de casos positivos – quase 200 pessoas contraíram a doença até esta terça-feira (07). Por conta desse crescimento, o Programa de Controle da Dengue está reforçando as ações de combate, com mutirões de limpeza em diversos bairros e locais com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Em 2020, o Município de Itajaí já registra 196 casos confirmados de dengue, sendo 157 deles contraídos na cidade. Ao todo, foram identificados 719 focos positivos do mosquito transmissor da doença – a maioria deles em residências. Cordeiros (77 casos) e Fazenda (45) são os bairros que registraram mais doentes até o momento.

Na última sexta-feira (03), os agentes de endemias de Itajaí realizaram um mutirão de combate à dengue no Cemitério Municipal da Fazenda. O objetivo da ação foi eliminar depósitos com água parada, como pratos de vasos, plásticos e outros objetos usados nos túmulos. A ação recolheu 17 sacos de lixo no local.

O gerente de Controle de Zoonoses, Lúcio Vieira, explica que o mutirão no Cemitério da Fazenda foi realizado por conta do aparecimento de focos positivos no local. Os agentes também orientaram moradores do bairro sobre os cuidados preventivos.

“Mesmo no inverno, a chuva pode favorecer o aparecimento de focos positivos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a população precisa fazer sua parte e eliminar pequenos depósitos que acumulem água, como pratos, vasos e garrafas, por exemplo. Uma simples tampinha de água pode se tornar um criadouro se tiver água parada”, comenta Lúcio Vieira. “A passagem do ciclone também destampou várias caixas d’água. Por isso, pedimos que a população verifique essa situação e mantenha a caixa bem vedada, para evitar riscos”, completa.

Outra ação que está sendo realizada desde o início deste ano são os mutirões de limpeza pelos bairros da cidade. Na última semana, a ação foi realizada nos bairros Cordeiros (parte alta), Portal I e Murta. O trabalho, feito em parceria com a Secretaria de Obras, resultou na retirada de 62 cargas de entulhos nessas localidades.

Ao longo do ano, além dos mutirões de limpeza, o Programa de Controle da Dengue tem intensificado ações prioritárias de combate à doença, como as visitas domiciliares para o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora o índice de infestação no município. Também segue ativo o trabalho de visitas em casos suspeitos de dengue, aplicação de inseticida UBV e o atendimento de denúncias e demais solicitações da população.

Vale registrar, ainda, medidas como a que foi feita no bairro Dom Bosco, na semana passada, quando quatro caminhões de entulhos foram retirados de uma residência de um acumulador de lixo. A ação de limpeza, coordenada pelas Secretarias de Obras e de Saúde, contou com a presença de uma assistente social, que realizou os encaminhamentos de saúde necessários diante da situação encontrada.

Risco de surto ou epidemia

Neste ano, um dado que preocupa a Secretaria de Saúde neste momento é o alto índice de infestação da cidade apontado no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de janeiro em mais de três mil imóveis da área urbana. O estudo mostrou que há risco de surto da doença ou epidemia em Itajaí. A cada 100 residências visitadas, cinco tinham focos positivos do mosquito da dengue.

Diante desse cenário, a Vigilância Epidemiológica reforça a importância de manter os cuidados preventivos básicos nas residências, especialmente neste período de isolamento social, quando os moradores podem descobrir e eliminar criadouros. “Neste momento em que as pessoas estão mais tempo em casa, elas devem aproveitar para fazer a limpeza de seu quintal”, destaca Vieira.

Balanço semestral: o que já foi feito em 2020

Desde os primeiros dias deste ano, o Programa de Controle da Dengue de Itajaí intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti em toda a cidade. Só nos primeiros dez dias de janeiro, mais de 12 mil imóveis da cidade já haviam sido vistoriados. Além da intensificação das visitas, os agentes de endemias também realizam a aplicação de inseticida perifocal em locais com presença de larvas positivas do mosquito transmissor, como em depósitos de pneus, por exemplo.

No mês de fevereiro, uma equipe de 20 agentes de endemias realizou um mutirão para eliminação de criadouros no Cemitério do bairro Espinheiros. A ação preventiva ocorreu após ser constatado foco positivo do Aedes aegypti em visita de monitoramento no local. Durante o mutirão, foram eliminados 183 depósitos que poderiam acumular água, totalizando oito sacos de lixos de 100 litros recolhidos.

Nessa ação, os agentes de endemias também visitaram 53 casas e comércios que ficam em um raio de 300 metros do cemitério, para realizar o trabalho de prevenção e orientação junto à comunidade. Em alguns imóveis também foram encontrados recipientes com água parada e larvas, que foram coletadas para diagnóstico.

Ainda no mês de fevereiro, foram iniciados pelos bairros Cordeiros e Fazenda os grandes mutirões de limpeza, que contam com o apoio da Secretaria de Obras de Itajaí. Esta força-tarefa já alcançou os bairros Cidade Nova, São Vicente, Jardim Esperança, Jardim Progresso, Costa Cavalcante e Murta, com mais de 300 toneladas de entulhos recolhidos.

Na região rural de Itajaí, a Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana também tem atuado como parceira na luta contra o mosquito da dengue, coordenando os mutirões de limpeza no interior. Só no bairro de Itaipava foram recolhidas mais de 84 toneladas de entulho de terrenos baldios e descartes de moradores. O trabalho segue nos bairros Baía, Canhanduba, Espinheiros e no loteamento São Pedro.

Treinamento

Outra ação que merece destaque foi realizada no início do mês de maio, quando supervisores regionais, gerentes e enfermeiros de unidades de saúde participaram de um treinamento sobre dengue oferecido pela Secretaria de Saúde de Itajaí. Em virtude das medidas preventivas ao coronavírus, a capacitação ocorreu em três horários distintos, para não ocorrer aglomeração de pessoas.

Durante o evento, profissionais da Vigilância Epidemiológica de Itajaí reforçaram as orientações sobre o fluxograma de atendimento e o manejo do paciente com suspeita de dengue, além de outras informações técnicas para notificação, acompanhamento e monitoramento de casos. Ao todo, 74 servidores participaram da capacitação.

Atualmente, 65 agentes trabalham no combate à dengue no Município de Itajaí. O número é menor ao do início do ano devido às restrições de saúde, que afastou do trabalho servidores que integram o grupo de risco do coronavírus.

Mais do que nunca, o Programa de Controle da Dengue conta com o apoio da população, para eliminar recipientes com água parada (veja orientações, abaixo), e segue recebendo denúncias sobre a existência de possíveis focos de Aedes aegypti, através do telefone (47) 3249-5573.

Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho e não jogue lixo em terrenos baldios.  

Imagens relacionadas

Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Município de Itajaí intensifica ações de combate à dengue
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí