Coronavírus: Itajaí mantém reforço na fiscalização noturna a estabelecimentos comerciais

Entre os dias 25 e 28, força-tarefa realizou duas autuações e duas interdições de comércios na cidade
Data de inclusão: 29/06/2020 15:57

O Município de Itajaí mantém a fiscalização noturna a estabelecimentos comerciais da cidade, após novas medidas de prevenção ao coronavírus (COVID-19) determinarem o fechamento do comércio entre 23h e 6h. A força-tarefa é realizada pela Guarda Municipal, Defesa Civil e Vigilância Sanitária, que seguem também no trabalho de monitoramento aos espaços públicos – cuja circulação e permanência de pessoas está proibida. As ações buscam diminuir o risco de agravamento da pandemia em Itajaí e região.

Entre os dias 25 e 28, o trabalho de fiscalização noturna, com apoio das Polícias Militar e Civil, realizou rondas preventivas e verificou denúncias referentes ao descumprimento dessas medidas de combate ao novo vírus. No período, foram vistoriados 15 estabelecimentos, sendo lavradas duas autuações e duas interdições, além de outros seis monitoramentos.

Durante o dia, equipes de fiscalização também atuam na orientação a moradores e no atendimento a denúncias variadas. Por meio da Secretaria Municipal de Obras, segue também o trabalho de interdição de espaços públicos, como academias ao ar livre, praças e parques.

Vale ressaltar que, de acordo com o Decreto Municipal nº 11.926/2020, em vigor desde o dia 21, está proibido o acesso, trânsito e permanência para finalidade de lazer ou esporte em todas as praias, calçadões, praças, parques e pontos turísticos da cidade por prazo indeterminado. Também está proibida a permanência de pessoas nas ruas, praças e calçadas em frente a bares e restaurantes, a fim de que se evite a aglomeração de pessoas.

Já o horário limitado para o funcionamento de estabelecimentos comerciais de Itajaí, das 6h às 23h, não se aplica a farmácias, clínicas e estabelecimentos que prestem serviços de saúde. Também são exceções as atividades portuárias, centros de distribuição e empresas de logística. Não há limitação de horário para serviços de delivery.

Denúncias do descumprimento das novas medidas adotadas pelo Município podem ser feitas nos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Central Guarda Municipal/Codetran) e pelas redes sociais da Prefeitura de Itajaí.