Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Porto de Itajaí inicia nova etapa de manobras na Bacia de Evolução

Navio com mais de 330 metros vai atracar no domingo (31)
Data de inclusão: 29/05/2020 18:48

O Porto de Itajaí inicia neste domingo (31) uma segunda série de manobras especiais na nova Bacia de Evolução. Após os testes realizados com navios de até 300 metros, o navio Ever Laurel, de 334,9 metros de comprimento, fará uma manobra de atracação no complexo, a partir das 9h. No momento da atividade, o canal de acesso ao porto será totalmente fechado, quando a travessia do Ferry Boat e da frota pesqueira será interrompida por aproximadamente duas horas.

A segunda manobra especial será realizada na segunda-feira (1º), quando o mesmo navio (bandeira de Singapura) deixar o terminal, entre 10h e 12h. No horário, a travessia do Ferry Boat e a passagem de barcos pesqueiros também serão suspensas.

Nesta nova etapa de testes, estão programadas 12 manobras com navios acima de 306 metros, considerando 24 no total, pois tanto as entradas como as saídas dessas embarcações são consideradas manobras especiais para testes.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran) novamente vão monitorar o trânsito nas vias próximas ao Ferry Boat. Inspetores da Guarda Portuária também acompanharão os trabalhos, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança a todos os envolvidos no teste. Em caso de mal tempo ou com condições climáticas que não favoreçam tal atividade, as manobras serão canceladas.

Sucesso na primeira fase

Realizada com grande êxito, a primeira manobra de testes na nova Bacia de Evolução, ocorrida no dia 16 de janeiro deste ano, foi considerada um marco para a história de Itajaí. Na ocasião, a inédita manobra de ré foi feita com o navio “Valor”, de 300 metros de comprimento. Ao longo destes primeiros meses, outras manobras especiais também foram realizadas com sucesso.

Após complexas obras de dragagens, finalizadas graças aos investimentos do Município de Itajaí, o novo acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí é uma área de manobras para as embarcações que acessam o terminal portuário. A bacia de evolução, como é conhecida, é onde o navio faz um giro de 180 graus, já no Rio Itajaí-Açu. Esse movimento poderá ser executado antes da atracação ou quando a embarcação deixar o porto, de ré, como vem sendo feito nesses testes.
____________________
Informações adicionais:
Porto de Itajaí
(47) 3341 8000
 

Imagens relacionadas

Porto de Itajaí inicia nova etapa de manobras na Bacia de Evolução
Porto de Itajaí inicia nova etapa de manobras na Bacia de Evolução
Porto de Itajaí inicia nova etapa de manobras na Bacia de Evolução
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí