Município de Itajaí vai realizar testes de coronavírus por amostragem nos bairros

Para verificar a situação epidemiológica da cidade, serão testados mil moradores de forma aleatória
Data de inclusão: 29/05/2020 16:21

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, iniciará no mês de junho mais uma iniciativa de enfrentamento ao novo coronavírus. Será realizada uma amostragem em diversos bairros com a aplicação de mil testes rápidos na população em geral. O objetivo da testagem é verificar a situação epidemiológica e a proporção de casos da Covid-19 por região. A amostragem embasará as ações e medidas de prevenção e controle adotadas pelo município.

A intenção da testagem por amostragem é estimar a proporção de moradores que já estão com anticorpos para o coronavírus, além de avaliar a expansão do vírus e a estimativa de casos assintomáticos. Para isso, serão feitos testes rápidos que identificam anticorpos contra o coronavírus no organismo de sete a dez dias depois que a pessoa se infectou.

Serão testados moradores aleatórios em cada bairro, sendo que as datas das ações não serão informadas para não prejudicar a estratégia utilizada. Ao todo, oito localidades do município receberão a testagem, com ação coordenada pela Vigilância Epidemiológica.

“A ação se soma às demais que estamos realizando no município com o objetivo de ampliar a testagem na população. Essa amostragem, por exemplo, vai auxiliar na tomada de decisões e de medidas preventivas. Com ela também teremos um panorama maior de como está a situação nos bairros e os casos assintomáticos”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Testagem em profissionais de saúde
Outra ação que começa a ser desenvolvida na próxima semana é a testagem de profissionais de saúde da rede municipal. Todos os servidores que estão trabalhando farão o teste rápido de coronavírus. A intenção é verificar qual o percentual de profissionais que já se contaminaram. Os testes rápidos serão aplicados por equipes da Secretaria de Saúde em cada unidade.

Ampliação dos testes
Desde a semana passada, o Município de Itajaí vem aumentando a testagem na população: foram adquiridos mais de 27 mil exames para aplicação. Além dos profissionais de saúde, segurança e salvamento e portuários, pacientes com sintomas leves e moderados da COVID-19, com encaminhamento médico, também começaram a ser testados pela Vigilância Epidemiológica. Os exames são feitos no Centro Integrado de Saúde (CIS), onde a Secretaria de Saúde instalou dois contêineres para atendimento.

Além disso, nesta semana um mutirão de exames testou 600 pessoas no Centreventos de Itajaí. Foram realizados exames do tipo PCR gratuitamente na população em geral, de quarta a sexta. Os resultados serão informados aos pacientes após a análise de laboratório. A Secretaria de Saúde também distribuiu máscaras, doses do medicamento homeopático (Camphora officinalis) para fortalecer a imunidade da população e materiais informativos sobre o coronavírus. A ação foi desenvolvida com apoio da Codetran, Guarda Municipal e Defesa Civil.