Itajaí vai disponibilizar 600 exames de coronavírus para a população em geral

Ação ocorre nesta quarta, quinta e sexta-feira no Centreventos
Data de inclusão: 26/05/2020 16:51

As estratégias para ampliação da testagem de coronavírus na população itajaiense continuam. Nesta quarta (27), quinta (28) e sexta-feira (29), o Município de Itajaí realizará uma ação especial no Centreventos e vai disponibilizar 600 exames gratuitos (200 por dia) para os moradores. Qualquer pessoa a partir de 15 anos, com sintomas ou não da doença, poderá fazer o exame. Nos dois primeiros dias, os exames serão feitos nos veículos e, na sexta, a ação será para pedestres, ciclistas e motociclistas. O horário de funcionamento será das 9h às 17h ou até esgotarem os testes.

“Sabemos que a testagem é fundamental para saber a situação epidemiológica do vírus na cidade. Já ampliamos a oferta de testes para pacientes sintomáticos com a implantação de dois contêineres no Centro Integrado de Saúde. Nesta ação, vamos contemplar mais 600 pessoas da comunidade que queiram fazer o exame e não apresentam sintomas, por exemplo”, destaca o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Como vai funcionar?

Para aplicação dos exames, a Secretaria de Saúde vai montar duas tendas em frente à entrada do Centreventos. Na quarta e quinta-feira, os testes serão feitos na forma de drive thru apenas para veículos. Nestes dias os interessados farão o exame sem precisar sair do veículo. A Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e a Vigilância Sanitária vão organizar as filas e distribuir senhas para a população, com limite de dois exames por veículo.

Já na sexta-feira (29), a oferta de testes será para pedestres, ciclistas e motociclistas. Também serão distribuídas senhas e as filas serão organizadas seguindo os limites de distanciamento social e as medidas de prevenção. Qualquer morador de Itajaí, a partir de 15 anos, poderá fazer o exame de coronavírus, mesmo que não apresente sintomas.

“A ideia é ter uma amostragem da propagação do vírus na população em geral, ampliando a oferta de exames aos itajaienses. Essa é uma preocupação muito grande da administração municipal e da Secretaria de Saúde, por isso montamos uma ação diferenciada para atingir mais pessoas de forma ágil”, explica o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Ao chegar na primeira tenda, o morador preencherá um cadastro com seus dados pessoais. Deverá apresentar ainda documento de identidade e comprovante de residência no município. Em seguida, será encaminhado para a tenda de testagem, que é feita na hora. Serão aplicados exames do tipo PCR (com uso de cotonetes) e o resultado será comunicado pela Vigilância Epidemiológica do município por telefone (whatsapp) ao morador nos próximos dias.

Aproximadamente 25 profissionais de saúde estarão trabalhando para testar a população. Ao todo, serão feitos 200 exames PCR por dia. Além dos testes, a Secretaria de Saúde terá uma tenda de informação com distribuição de máscaras, doses do medicamento homeopático (Camphora officinalis) para fortalecer a imunidade da população e materiais informativos sobre o coronavírus.

A ação é desenvolvida pela Secretaria de Saúde e também tem apoio da Codetran e Defesa Civil.

Itajaí vai disponibilizar 600 exames de coronavírus para a população em geral