Vigilância Sanitária de Itajaí já fiscalizou mais de mil estabelecimentos

Fiscais sanitaristas atuam diariamente orientando os comerciantes da cidade
Data de inclusão: 30/04/2020 17:50

Para garantir o cumprimento das regras de segurança, higiene e prevenção ao coronavírus, a Secretaria de Saúde de Itajaí, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, tem intensificado as fiscalizações em estabelecimentos comerciais do município. Com apoio das forças de segurança, Defesa Civil e fiscais de Urbanismo, as equipes de fiscais sanitaristas já entregaram 979 termos de visita em comércios e verificaram 337 denúncias desde o dia 20 de março. Durante o feriado de 1º de maio, os profissionais estarão nas ruas para fiscalização e orientação.

As fiscalizações visam orientar os proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais sobre as determinações do Decreto Estadual nº 562/2020 e das portarias nº 254/2020, 256/2020, 257/2020 e 258/2020 da Secretaria de Estado da Saúde, que especificam quais obrigações devem ser cumpridas para atendimento ao público. Os estabelecimentos que descumprirem as normas estão sujeitos a receber também auto de infração e multa.

“Os fiscais da Vigilância Sanitária estão diariamente nas ruas orientando a população e os estabelecimentos para o cumprimento das regras de prevenção e higiene contra o coronavírus. Temos recebido várias denúncias e estamos orientando os proprietários em todos os casos. Neste feriado também estaremos trabalhando na fiscalização para proteger a comunidade, mas é importante que todos façam sua parte e mantenham o isolamento social, as medidas de assepsia e prevenção”, destaca a diretora da Vigilância Sanitária de Itajaí, Christiane Lazzaris Anacleto de Brito.

O objetivo da fiscalização é garantir o cumprimento das medidas de prevenção diante da pandemia de coronavírus (COVID-19). Entre elas: uso de máscaras pelos funcionários e clientes, distanciamento social, normas de higiene e limpeza, oferta de álcool em gel 70% etc.

As visitas são feitas diariamente em supermercados, bancos, lotéricas, comércios de rua, restaurantes, bares, indústrias e outros estabelecimentos autorizados a funcionar pelos Governos Estadual e Municipal. As ações também tem apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Defesa Civil e Codetran.

Vigilância Sanitária de Itajaí já fiscalizou mais de mil estabelecimentos