Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Coronavírus: Município de Itajaí adia vencimento do IPTU por três meses

Contribuintes poderão voltar a pagar o tributo apenas em julho; parcelas adiadas ficarão para outubro, novembro e dezembro
Data de inclusão: 14/04/2020 16:38

Sensível às necessidades da população em meio à pandemia de coronaírus (COVID-19) e à urgência do isolamento social, o Município de Itajaí anuncia mais uma medida de apoio aos itajaienses: o adiamento por três meses das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Com o adiamento, as parcelas que venceriam nos dias 15 de abril, maio e junho ficarão para os dias 30 de outubro, novembro e dezembro.

Desde o início do enfrentamento ao coronavírus, o Município avalia constantemente o comportamento da arrecadação de impostos e repasses de valores dos Governos Estadual e Federal. Afinal, depende exclusivamente desses recursos financeiros para manter suas atividades, em especial na área de saúde e assistência social, que apresentam demandas urgentes e extraordinárias.

A alternativa encontrada para equacionar as dificuldades enfrentadas pela população de Itajaí, diante da paralisação de diversas atividades econômicas, e a inevitável diminuição de receitas do Município, foi o adiamento das parcelas do IPTU. Portanto, nos meses de abril, maio e junho, o contribuinte estará dispensado do pagamento do imposto, se assim desejar, e poderá quitar esses valores a partir de outubro.

Ao decidir pelo adiamento, o contribuinte precisa ter conhecimento de que haverá duas cobranças no fim do ano: a parcela normal do dia 15 e a nova parcela do adiamento, que será no dia 30.

Para aderir ao adiamento, basta o contribuinte deixar de pagar as parcelas dos próximos três meses. Não haverá cobrança de multa ou juros e será gerado um novo boleto que será enviado para cada casa e também estará disponível pela internet.

Os contribuintes que não quiserem aderir ao adiamento poderão pagar as parcelas já geradas, com vencimento no dia 15 de cada mês. 

Imagens relacionadas

Coronavírus: Município de Itajaí adia vencimento do IPTU por três meses
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí