Coronavírus: Município de Itajaí faz doações de tainhas para famílias de baixa renda

Cinco toneladas do pescado foram doadas ao Fundo Municipal e distribuídas na Murta e parte de Cordeiros
Data de inclusão: 10/04/2020 16:57

Vai dar tainha. A típica expressão do “idioma peixeiro” se confirmou com a doação de cinco toneladas do tradicional pescado nesta sexta-feira (10). O Município de Itajaí, por meio do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19), contemplou duas mil famílias de baixa renda com a distribuição gratuita do peixe.

Ao longo de todo o dia, moradores do bairro da Murta e de grande parte do bairro Cordeiros (Jardim Esperança e Jardim Progresso) foram alcançados com a doação, sendo entregues duas tainhas por família. A iniciativa chamou a atenção de quem estava em casa, devido à quarentena, e foi surpreendido com a boa notícia nesta sexta-feira Santa.

A carga foi doada ao município pela empresa Femepe – Captura, Comércio e Indústria de Pescados Ltda., por intermédio do Fundo Municipal. Como não seria possível atender a todos os moradores da cidade, o Município de Itajaí optou por selecionar alguns bairros onde há maior concentração de famílias de baixa renda, de acordo com registros do próprio município.

Município é referência em pescados
Conhecida como a capital nacional da pesca e o maior polo pesqueiro do país, a cidade de Itajaí tem no setor da pesca importante força motriz para a sua economia, como a geração de empregos diretos e indiretos. A tradição peixeira é estimulada com programas como o Caminhão do Peixe, ação de incentivo ao aumento no consumo de peixes, que percorre semanalmente diversos bairros da cidade. O município também mantém parcerias junto a entidades representativas do setor.

Saiba como doar
O Fundo Municipal já está aberto para contribuições de pessoas físicas e jurídicas. São aceitas doações em dinheiro, serviços e/ou bens materiais.
Para contribuir em dinheiro, basta transferir qualquer quantia para a conta criada especialmente para o fundo no Banco do Brasil, em nome do Município de Itajaí: agência 0305-0, conta corrente 1919-4, CNPJ 83.102.277/0001-52.

Para doações de gêneros alimentícios, produtos de higiene e equipamentos de saúde, por exemplo, deve ser encaminhado um e-mail para doacoes.covid@itajai.sc.gov.br. Os doadores devem especificar os materiais que têm à disposição e aguardar o retorno para retirada dos itens. Toda a logística será organizada pelo Município de Itajaí, não devendo a população sair de casa sem a devida orientação a ser dada pela administração pública.

No site doacoes.itajai.sc.gov.br, no link Portal de Transparência (no alto da página), a população pode acompanhar os atos do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19).