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Coronavírus: Saiba como Itajaí realiza a análise dos cadastros para distribuição de cestas básicas

Intuito é evitar fraudes e fazer com que o maior número de cidadãos possível seja beneficiado
Data de inclusão: 07/04/2020 18:21

O Município de Itajaí se dedica na análise de cadastros para concessão do benefício de cestas básicas à população. Desde a abertura dos canais oficiais de cadastramento, mais de 21 mil solicitações foram realizadas pelo site e 0800. Para atender essa demanda, novos cadastros estão temporariamente suspensos. Durante as análises são averiguadas possíveis fraudes e a inscrição de famílias em programas sociais já existentes.

O principal objetivo é fazer com que o maior número de famílias residentes em Itajaí receba o auxílio. Os servidores públicos responsáveis pela análise cruzam os dados da Receita Federal, Cadastro de Imóveis e Cadastro Único da Assistência Social. Durante a revisão das solicitações, as famílias que já recebem algum benefício social por questão de vulnerabilidade são priorizadas. Vale ressaltar que será destinada apenas uma unidade de cesta básica por família.

Durante o trabalho de triagem os técnicos do Município de Itajaí têm encontrado cadastros com CPFs de pessoas falecidas, além de solicitações de pessoas que pertencem ao mesmo grupo familiar e residem no mesmo endereço. A preocupação do Município é que todas as pessoas com real necessidade recebam a cesta básica. O cruzamento dos dados não acarreta na exclusão por critério econômico, mas quer priorizar os mais necessitados.

A ação do Município de Itajaí não foi idealizada para que todo cidadão receba uma cesta básica, mas para abranger as famílias de maior vulnerabilidade social independentemente dos programas sociais do Governo Federal ou os benefícios estabelecidos pela Caixa Econômica para esse período.

O Município solicita às famílias já cadastradas que aguardem o deferimento do benefício e reforça o pedido para que os cidadãos respeitem os critérios de análise e não aumentem sem necessidade a demanda de avaliação dos pedidos. As novas solicitações estão suspensas por período indeterminado. 

Distribuição mantida

Embora o cadastramento esteja momentaneamente suspenso, a distribuição de cestas básicas para as famílias já cadastradas e aprovadas continua ao longo da semana.

Para fazer a retirada da cesta básica, o beneficiário deve comparecer na data, horário e local informado no protocolo de retirada (senha) portando um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Motorista, por exemplo) e o comprovante de residência onde consta o domicílio informado durante o cadastro.

Como o sistema prevê o cadastro de um responsável para fazer a retirada em lugar de outra pessoa, como no caso de idosos, por exemplo, é necessário que sejam apresentados tanto o documento com foto de quem vai retirar a cesta básica como do beneficiário cadastrado, além do comprovante de residência.

Mesmo que a pessoa não tenha em mãos a senha para a retirada, ou não tenha anotado esse número, é possível comparecer ao local de entrega com o documento oficial e o comprovante de residência, desde que tenha finalizado o cadastro. No local, os atendentes têm como conferir no sistema se a pessoa está ou não apta a receber o benefício. 

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