Coronavírus: treinamentos qualificam profissionais que estão na linha de frente em Itajaí

Mais de 120 servidores já recebem capacitações sobre intubação, ventilação mecânica, entre outras
Data de inclusão: 07/04/2020 16:13

Antes mesmo da confirmação do primeiro caso de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí já se articulava para receber os pacientes com a doença. Correndo contra a rápida propagação do vírus, em menos de uma semana, a equipe organizou uma série de treinamentos para capacitar os profissionais de saúde que estão na linha de frente. Além dos cursos especializados, foram reorganizados fluxos de trabalho e adequadas as estruturas físicas das unidades que estão recebendo os casos suspeitos de COVID-19. As medidas têm garantido segurança e agilidade nos atendimentos.

> Clique e leia mais notícias sobre coronavírus

“A equipe de gerentes da Secretaria organizou rapidamente os treinamentos necessários e os novos fluxos de atendimento. Em menos de uma semana, ainda no mês de março, os profissionais já estavam sendo capacitados e demos início a reestruturação dos serviços para melhor receber os pacientes com suspeita de COVID-19”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Roberto Duarte.

Além da rápida montagem do Centro Ambulatorial de Triagem, o Município investiu na aquisição de um gasômetro para equipar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS), que é referência para atendimento de casos suspeitos da doença na cidade. A equipe recebeu uma capacitação técnica para uso do gasômetro. O aparelho de exames e análises clínicas é utilizado principalmente para diagnóstico de insuficiência respiratória e agiliza em até duas horas os primeiros resultados dos exames.

Profissionais de saúde, que atuam na UPA CIS e no Centro Ambulatorial de Triagem, receberam ainda capacitações sobre ventilação mecânica e intubação pediátrica. Nos próximos dias já estão previstos novos treinamentos sobre preparação e acondicionamento de corpo por óbito de COVID-19, manejo de pacientes críticos e uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Médicos que atuam com urgências e emergências também receberam treinamento sobre intubação de pacientes. Ao todo, mais de 120 profissionais de saúde da linha de frente já foram capacitados pela Secretaria. Os treinamentos são contínuos e são oferecidos semanalmente.

Reestruturação do serviço

Outra mudança que levou menos de uma semana para ocorrer foi a reestruturação da estrutura física das unidades do Centro Integrado de Saúde. Em poucos dias, a UPA CIS se transformou e agora conta com duas salas de isolamento adulto para pacientes com suspeita de COVID-19 com seis leitos cada, além de uma sala de isolamento para os demais pacientes. Outra mudança permitiu a implantação de duas salas de emergência para adultos e crianças.

No Centro de Triagem ficarão concentrados a maior parte dos atendimentos de emergência infantil, com sala de isolamento própria. A intenção da separação é minimizar a circulação de pacientes pediátricos e acompanhantes na UPA CIS, redirecionando para um ambiente de menor exposição a casos suspeitos e confirmados de COVID-19.

“Todas essas mudanças foram postas em prática em tempo recorde pela equipe, separando os pacientes suspeitos dos demais e garantindo mais segurança nos atendimentos”, reforça a diretora executiva de Ações em Saúde da Secretaria, Lígia Soares.