Coronavírus: Itajaí entrega mais de 700 cestas básicas no primeiro dia de distribuição

Famílias que necessitam de alimentos devem fazer cadastro pela internet ou telefone
Data de inclusão: 04/04/2020 09:37

Até às 21h desta sexta-feira (03), 770 cestas básicas foram entregues a famílias de Itajaí no primeiro dia de distribuição de donativos. A ajuda emergencial decorre da situação de saúde pública em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19). Para receber os alimentos, é preciso fazer um cadastramento prévio, por telefone ou internet. Para a Central de Atendimento, as ligações podem ser feitas para o número 0800 474 7800, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 19h. Pela internet, basta acessar: doacoes.itajai.sc.gov.br (clicando na opção Quero Me Cadastrar).

Desde às 8h desta sexta-feira (03), uma equipe com mais de 50 servidores coordenou a entrega dos alimentos. Agentes da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e a Guarda Municipal também estiveram presentes durante todo o dia no centro de distribuição, para auxiliar no controle e fluxo de pessoas e de veículos, bem como garantir as normas de segurança e de saúde de todos, evitando aglomerações de pessoas.

> Leia mais notícias sobre Coronavírus

“Fazendo um balanço deste primeiro dia, temos que destacar todas as frentes de trabalho, de várias secretarias, que se colocaram à disposição para auxiliar na entrega desses alimentos a nossa população. Agradecemos, também, a solidariedade do povo itajaiense, que mesmo enfrentando uma situação de dificuldade com esta, ainda se preocupa em colaborar para que possamos fazer todas essas doações”, comenta Elisete Furtado Cardoso, secretária de Educação, que integra o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus.

Para que não haja grande concentração de pessoas num mesmo horário, cada família recebe uma senha com dia e hora específica para a retirada dos alimentos. Neste final de semana, porém, não haverá entrega dos donativos, pois um novo lote com 1.500 cestas básicas será disponibilizado pela empresa responsável na segunda-feira (06), quando a entrega será retomada. Vale ressaltar que a distribuição das cestas básicas está sendo feita somente para as pessoas que já possuem a senha de retirada.

Cadastramento prévio

O Município de Itajaí informa que quem faz o cadastramento por telefone já recebe a senha e o endereço do local para retirar a cesta básica. Pela internet, o cidadão vai preencher um cadastro, receber um número de protocolo e aguardar a validação dos dados informados. Após o deferimento do pedido é que será possível saber, numa nova consulta, a senha e o local de recebimento da cesta básica.

“Nós orientamos que as pessoas, neste final de semana, consultem o sistema de cadastro pela internet, para verificar o status da sua solicitação, pois muitos dos pedidos feitos serão analisados por um plantão de assistentes sociais neste sábado e domingo”, destaca a secretária Elisete Furtado Cardoso. “Quem já tem senha para pegar a cesta básica e não conseguiu ir até o local de entrega, nesta sexta, poderá retirá-la na segunda-feira”, acrescenta.

Para fazer a retirada dos alimentos, o beneficiário deve comparecer ao local informado portando um documento oficial com foto (RG ou Carteira de Motorista, por exemplo) e o comprovante de residência onde consta o domicílio informado durante o cadastro.

Mesmo que a pessoa não tenha em mãos a senha para a retirada, ou não tenha anotado esse número, é possível comparecer ao local de entrega com o documento oficial e o comprovante de residência, desde que tenha finalizado o cadastro. No local, os atendentes têm como conferir no sistema se a pessoa está ou não apta a receber o benefício.

Também é importante esclarecer que somente a pessoa cadastrada pode fazer a retirada da cesta básica. Outra pessoa poderá comparecer ao local somente para ajudar no carregamento dos alimentos, visto que o peso total da cesta é de aproximadamente 30 quilos. Mas o sistema permite que idosos, por exemplo, cadastrem um responsável para retirar os alimentos em seu lugar.

Fundo para doações

Na corrente do bem, a ajuda para quem precisa pode vir de todos os cidadãos e empresas que desejam praticar a solidariedade. O Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19) já está aberto para contribuições de pessoas físicas e jurídicas. São aceitas doações em dinheiro, serviços e/ou bens materiais.

Para contribuir em dinheiro, basta transferir qualquer quantia para a conta criada especialmente para o fundo no Banco do Brasil, em nome do Município de Itajaí: agência 0305-0, conta corrente 1919-4, CNPJ 83.102.277/0001-52.

Para doações de gêneros alimentícios, produtos de higiene e equipamentos de saúde, por exemplo, deve ser encaminhado um e-mail para doacoes.covid@itajai.sc.gov.br. Os doadores devem especificar os materiais que têm à disposição e aguardar o retorno para retirada dos itens. Toda a logística será organizada pelo Município de Itajaí, não devendo a população sair de casa sem a devida orientação, a ser dada pela administração pública.