Coronavírus: Itajaí inicia cadastramento para distribuição de cestas básicas

Moradores deverão se cadastrar na Central de Atendimento para receber os donativos
Data de inclusão: 01/04/2020 21:48

Atualizado em 02/04/2020 às 17:28

O Município de Itajaí anuncia mais uma importante medida para o enfrentamento do coronavírus. A partir desta quinta-feira (02) será feito o cadastramento das famílias interessadas em receber cestas básicas. Por meio do Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19), a prefeitura vai investir emergencialmente na compra dos donativos.

A medida visa resguardar a dignidade da pessoa humana neste período de pandemia. “As pessoas são nossa prioridade. Não vamos medir esforços para garantir saúde e condições dignas de sobrevivência a cada itajaiense. Vamos iniciar a distribuição das cestas básicas e, a cada dia, novas estratégias vão sendo definidas para minimizarmos os impactos do isolamento social”, garante o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

O primeiro passo é o cadastramento das famílias interessadas: os moradores devem obrigatoriamente se cadastrar na Central de Atendimento no telefone 0800 474 7800 (das 8h às 19h) ou pelo site doacoes.itajai.sc.gov.br. A prefeitura ressalta que as linhas telefônicas são limitadas, por isso a população deve ter paciência e aguardar para ser atendido.

O município esclarece e reforça que não haverá entrega de donativos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nem cadastramento presencial. A entrega das cestas básicas será feita conforme agendamento pela Central de Atendimento. Ao se cadastrar por telefone, a família receberá uma senha com data, horário e local para retirada da cesta básica. No cadastro pela internet, a pessoa deve aguardar a aprovação do cadastro e pode acompanhar o status do pedido no próprio site. A retirada deverá ser feita exclusivamente pela pessoa cadastrada e não por terceiros.

Todas as informações sobre o fundo de doações estão disponíveis no site doacoes.itajai.sc.gov.br

Quem tem direito à cesta básica?
Qualquer morador de Itajaí que esteja precisando de alimentos.

O que devo fazer para ganhar uma cesta básica?
É obrigatório o cadastramento das famílias. Você pode ligar para a Central de Atendimento no telefone 0800 474 7800 ou se cadastrar pela internet no site doacoes.itajai.sc.gov.brNão serão entregues donativos para pessoas que não estejam cadastradas.

Quais informações devo fornecer para o cadastro?
Nome completo, CPF, endereço e número de pessoas na família.

Eu devo ir no CRAS do meu bairro?
Não. Não há cadastramento pessoal nos CRAS, nem entrega de donativos nessas unidades.

Quantas cestas básicas serão distribuídas por família?
Cada família terá direito a uma cesta básica.

Como vai funcionar a entrega?

Pessoas físicas e jurídicas também podem fazer doações?
Sim. O Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 foi criado para que a sociedade civil contribua com dinheiro, serviços e/ou bens materiais.

Como faço para doar em dinheiro?
Transfira os recursos para:
Agência 0305-0
Conta Corrente 1919-4
Município de Itajaí
CNPJ: 83.102.277/0001-52

Como faço para doar serviços ou bens materiais?
Envie informações detalhadas sobre o que você tem a oferecer para doacoes.covid@itajai.sc.gov.br

Quem fará a gestão das doações?
O Fundo criado pela Medida Provisória 02/2020 estabelece um comitê de servidores municipais que será responsável por toda a logística de recebimento e distribuição dos recursos.

Coronavírus: Itajaí inicia cadastramento para distribuição de cestas básicas