Coronavírus: Isolamento social prorrogado por sete dias e novas medidas para indústrias e transportes

Data de inclusão: 24/03/2020 18:18

O Governo do Estado de Santa Catarina prorrogou o isolamento social até a próxima terça-feira (31), ao estender as medidas de enfrentamento ao coronavírus (COVID-19) por mais sete dias. Os serviços essenciais foram mantidos em funcionamentos e novas regras para as rodovias, ferry-boat e indústria foram estabelecidas em portaria, nesta segunda-feira (23).

Farmácias, supermercados, açougues, padarias, peixarias, mercearias, unidades de saúde, postos de combustível, funerárias, distribuidoras de água e gás, distribuidoras de energia elétrica, clínicas veterinárias de emergência, serviços de telecomunicações, órgãos de imprensa, segurança privada, coleta de lixo e agropecuárias seguem como estabelecimentos essenciais e estão autorizados a permanecerem em funcionamento.

Mesmo com a autorização, é necessário restringir a entrada para a metade da capacidade de público e preservar um distanciamento entre as pessoas de ao menos 1,5 metro. Nos estabelecimentos, os trabalhadores e clientes devem manter uma distância segura, ter na rotina os hábitos de lavar as mãos ou passar álcool gel. Os restaurantes devem fechar ao público, mas podem manter o serviço de delivery.

Novas medidas para rodovias e ferry-boat
Em ferry boat, as travessias são permitidas para veículos e os passageiros devem permanecer no interior dos automóveis durante todo o trajeto. Para pedestres ou ciclistas, o transporte será somente em balsas específicas para os profissionais dos serviços considerados como essenciais pelo Governo do Estado.

Já linhas de transporte coletivo e rodoviário municipais, intermunicipais, interestaduais e internacionais permanecem proibidas. O transporte de cargas, como os caminhões para o Porto de Itajaí, está assegurado para manter abastecimento de produtos. Os transportes por aplicativo e taxis estão permitidos com os cuidados necessários.

Nas margens das rodovias estaduais e federais, foi autorizado a comercialização de refeições por restaurantes e a abertura de oficinas e borracharias. Os restaurantes podem comercializar refeições sem consumo no local para trabalhadores dos serviços considerados essenciais e motoristas de transporte de cargas.

Indústrias também com novos regramentos
As indústrias foram autorizadas a manterem a operação com a redução de ao menos 50% do número de trabalhadores por turno de trabalho. Com exceção para as agroindústrias, indústrias de alimentos e indústrias de insumos de saúde, considerados essenciais para manter o abastecimento.

Nas demais indústrias é indicado o afastamento de empregados pertencentes aos grupos de risco sem prejuízo de salários. Os setores administrativos devem priorizar o trabalho remoto e é obrigatória a adoção de medidas internas para evitar a transmissão do coronavírus (COVID-19) no ambiente de trabalho. Nas empresas que utilizam veículos fretados para os trabalhadores fica limitada pela metade a capacidade de lotação de cada veículo.

As medidas podem ser estendidas ou alteradas a qualquer momento conforme a necessidade de saúde pública.