Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Coronavírus: Itajaí mantém atendimento em toda a rede de assistência social

Secretaria de Assistência Social abre novo serviço de auxílio a idosos
Data de inclusão: 24/03/2020 15:53

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que mantém em funcionamento toda a rede de serviços e equipamentos de assistência social nos mais diversos bairros da cidade. Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) seguem o horário de funcionamento das 13h às 17h. E o trabalho de Abordagem Social continua sendo feito, das 6h às 22h, e em regime de plantão, para casos emergenciais.

O Centro POP, no bairro Cidade Nova, e a Casa de Apoio Social, no São João, que atendem a população em situação de vulnerabilidade social, mantêm seus serviços normalmente. O Centro POP funciona das 6h às 13h – inclusive nos sábados e domingos. No local, são atendidos diariamente em torno de 70 pessoas em situação de rua, com a distribuição de lanches, serviço gratuito de lavanderia e banheiros com chuveiros.

Na Casa de Apoio Social, também estão sendo servidas as quatro refeições diárias e todo o trabalho de cozinheiras, camareiras e demais funcionários seguem sendo feito. Novos acolhimentos estão sendo realizados somente em casos emergenciais. No momento, a Casa de Apoio abriga 24 pessoas.

Na sede da Secretaria de Assistência Social (rua Manoel Dono Morgado, 48 bairro Fazenda), os atendimentos continuam sendo presenciais, das 13h às 17h, evitando, porém, a aglomeração de pessoas. O atendimento também está sendo feito por telefone, no número (47) 3248-0800, e em regime de plantão (veja números para contato, abaixo).

“Temos procurado, dentro das normas de prevenção, manter o trabalho de servidores em toda a nossa rede de assistência e serviços emergenciais, dispensando somente os que integram o grupo de risco do coronavírus (COVID-19), como idosos e portadores de doenças crônicas”, destaca Neusa Maria Vieira Girardi, secretária de Assistência Social.

Voluntários vão auxiliar idosos

Para evitar que os idosos saiam de casa, a Secretaria de Assistência Social está oferecendo um serviço gratuito com o objetivo de disponibilizar um voluntário para fazer deslocamentos até farmácias e supermercados. Os idosos fazem parte do grupo de risco e deverão permanecer em quarentena devido ao novo vírus. O serviço pode ser solicitado pelo número (47) 9 9609 06 31 (com WhatsApp). Até o momento, 15 atendimentos residenciais já foram realizados por voluntários.

A Assistência Social esclarece que o serviço será direcionado àqueles idosos (mais de 60 anos) que estão sozinhos em suas residências, cujos familiares ou vizinhos também estão impossibilitados de fazer tais deslocamentos. As referidas compras são por conta do solicitante, em dinheiro, visto que os voluntários não estarão autorizados a usar cartões de crédito ou débito, já que senhas são de uso estritamente pessoal.

Atendimento telefônico e plantão:

Secretaria de Assistência Social: (47) 3248-0800, segunda a sexta, 13h às 17h;
Neusa Maria Vieira Giraldi (Secretária de Assistência Social): (47) 9 9991-1416;
Luciane Araujo Santos (Diretoria Executiva): (47) 9 9644-9669;
Bruna Cardoso (Diretoria Administrativa): (47) 9 9244-6454;
Aline Cardoso (Diretoria de Proteção Social Básica): (47) 9 9932-0665;
Rubens Menon (Diretoria de Proteção Social Especial): (47) 9 9601-3174.

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí