Quase 7 mil doses foram aplicadas no primeiro dia de vacinação contra gripe

Profissionais de saúde e idosos são o público-alvo até 15 de abril
Data de inclusão: 23/03/2020 20:17

O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe influenza teve quase 7 mil doses aplicadas em Itajaí. Na primeira etapa da campanha, até 15 de abril, o público-alvo da vacina são idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Mais de 19 mil pessoas integram estes grupos prioritários no município. As unidades de saúde e cinco equipes volantes da Vigilância Epidemiológica já iniciaram a vacinação dos idosos nas residências.

As unidades básicas ainda possuem algumas doses da vacina para aplicação. O Governo do Estado informou que irá enviar novas doses nesta terça-feira (24). A vacinação será feita de forma gradual.

Como funciona a campanha em Itajaí?

Itajaí precisa vacinar 16.771 idosos acima de 60 anos até o final da campanha, em 22 de maio.
A vacinação deste público será feita em casa pelos profissionais. Cada unidade básica de saúde já tem mapeados quantos idosos residem em suas áreas. Uma das sugestões para facilitar o trabalho dos servidores da saúde na localização das casas com idosos é colocar um pano branco no portão.

Os idosos que moram em locais onde não há equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), como nos bairros São Judas, São João, Vila Operária e Centro, podem ligar para o telefone 0800 642 5500 e informar nome completo, endereço e telefone. Estes casos também serão vacinados, gradualmente, em casa pelas equipes volantes da Vigilância Epidemiológica.

Os profissionais de saúde estão sendo vacinados nas unidades com sala de vacina. Ao todo, são 2.629 pessoas deste público que precisam se vacinar na cidade.

Além das unidades de saúde, a vacina contra gripe influenza está disponível na sala volante que fica junto ao Laboratório Municipal, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. O posto fica aberto das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação.

Próximas etapas

Outros grupos começam a ser incluídos na campanha de vacinação contra influenza a partir do dia 16 de abril. A segunda fase contempla professores de escolas públicas e privadas, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições especiais. Já a terceira etapa, que inicia em 9 de maio, incluirá crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos e pessoas com deficiência.

A campanha ainda terá um Dia D de vacinação no sábado, 9 de maio. Nessa data, os postos de saúde estarão abertos das 8h às 17h para imunizar toda a população alvo. A meta do município é vacinar 59.852 pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde.

Quase 7 mil doses foram aplicadas no primeiro dia de vacinação contra gripe