Coronavírus: Centro Ambulatorial de Triagem de Itajaí realiza mais de 100 atendimentos

Estrutura montada no CIS atende 24h com encaminhamentos, exames e emergências
Data de inclusão: 22/03/2020 14:24

O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu neste sábado (21) 133 pessoas que buscaram orientação e atendimento médico no Centro Ambulatorial de Triagem (CAT). A estrutura, montada junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, atende casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) com sintomas moderados ou graves. O objetivo da triagem é encaminhar adequadamente os pacientes, evitando a lotação dos serviços de emergência.

Durante todo o dia, 31 crianças, 94 adultos e oito idosos foram atendidos pela equipe médica do CAT, que funciona 24 horas. Após a triagem inicial, o paciente, caso necessário, passa por atendimento médico. O centro conta com alas de isolamento, leitos para observação, dispensação de medicamentos e sala de medicação.

No Centro de Triagem também são feitos encaminhamentos para exames ou para atendimento médico de emergência nas UPAs ou hospitais, além do controle de pessoas que devem permanecer em isolamento total domiciliar, diante da suspeita de contágio.

O Prefeito Municipal, Volnei Morastoni, que é médico, acompanhou de perto neste sábado o trabalho da equipe de saúde do Centro Ambulatorial de Triagem, que envolve cerca de 50 profissionais. No local, ele reforçou as principais ações preventivas diárias que estão sendo tomadas pelo Município. “Diante de tantas medidas já feitas, continuamos a pedir que as pessoas permaneçam em casa. O isolamento social é a principal medida que continua valendo”, orienta o gestor.

Quem deve buscar atendimento?
Pacientes que apresentem sintomas moderados ou graves de coronavírus podem procurar o Centro Ambulatorial de Triagem. Os principais sinais da doença são: tosse, febre, falta de ar, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, fraqueza e dor no corpo. No CAT, os usuários serão avaliados e orientados. Conforme a necessidade, também são encaminhados diretamente às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais da cidade.

Pessoas com sintomas leves de gripe, como tosse, coriza e dor de garganta, devem se recuperar em casa, higienizar as mãos, evitar aglomerações e o contato com outras pessoas. No entanto, se os sintomas persistirem e se intensificarem é importante buscar atendimento em uma unidade básica de saúde para avaliação.

A Secretaria de Saúde de Itajaí também montou uma central telefônica para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o coronavírus. O ALÔ SAÚDE ITAJAÍ atende no número 0800 642 5500, 24 horas por dia.

Centro Ambulatorial de Triagem Coronavírus
Av. Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente – Itajaí - SC