Município de Itajaí busca ampliação do número de leitos de UTI no Hospital Marieta

Medida vem sendo articulada desde semana passada pelo prefeito Volnei Morastoni
Data de inclusão: 22/03/2020 12:52

O Município de Itajaí busca a ampliação do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Marieta Konder Bornhausen. Com isso, o hospital dobraria os leitos disponíveis de 30 para 60. Deste total, 39 serão reservados exclusivamente para tratamento de pacientes com coronavírus (COVID-19) e 21 leitos ficarão disponíveis para os demais pacientes. A medida vem sendo articulada desde a semana passada pelo prefeito Volnei Morastoni e a direção da instituição, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, e será uma importante estratégia de enfrentamento à pandemia.

Além da ampliação da capacidade do hospital para receber pacientes graves com a doença na região, o município está se articulando para buscar outras estruturas de atendimento. O aumento de leitos de UTI também recebeu o apoio dos demais prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) após reunião no sábado (21), no gabinete do prefeito de Itajaí. Cada cidade irá contribuir com recursos conforme seu índice populacional.

A ampliação de novos leitos UTI no Hospital Marieta tem custo estimado em R$ 1,4 milhão por mês. Além disso, será necessário investir cerca de R$ 4,6 milhões em equipamentos, como ventiladores, monitores, camas hospitalares, cardioversores, entre outros aparelhos, para equipar os leitos. O Marieta já possui estrutura física para o aumento.

Nesta segunda-feira (23) o prefeito Volnei Morastoni vai se reunir com o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, para alinhar este importante investimento em saúde e a reestruturação do hospital. O Município ainda vai aproveitar o momento para solicitar apoio às demais medidas que estão sendo desenvolvidas para o atendimento de pacientes na região.

“Além dos serviços municipais de Atenção Básica, Urgência e Emergência e do Centro Ambulatorial de Triagem de Itajaí, nós precisamos dotar nossos hospitais de estrutura necessária de equipamentos, respiradores e leitos de UTI. Já definimos com o Hospital Marieta a ampliação dos leitos e estamos buscando outras alternativas para atendimento e preservação da saúde da população, como um hospital de campanha no Centreventos de Itajaí e até a reativação do antigo Hospital Santa Inês para atendimento aos pacientes da região”, afirma o prefeito.