Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Procon de Itajaí fiscaliza produtos de prevenção ao contágio por coronavírus

Medida visa conter abuso na relação com o consumidor
Data de inclusão: 20/03/2020 17:08

Os fiscais da Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí estão nas ruas para apurar as denúncias de práticas abusivas em relação a produtos de prevenção ao contágio por coronavírus (COVID-19).

A orientação ao consumidor é se atentar ao rótulo do gel antisséptico quanto ao grau de concentração de álcool, pois apenas o álcool gel 70% é eficaz na proteção contra o coronavírus. Outra advertência do órgão de defesa do consumidor é a atenção para a data de validade dos produtos nos estabelecimentos.

Nestes casos, o cidadão pode denunciar ao Procon de Itajaí no e-mail fiscal.procon@itajai.sc.gov.br com fotografia acompanhada da identificação do estabelecimento e o respectivo endereço.

Pesquisa de produtos de prevenção

Os fiscais da Procuradoria do Consumidor (Procon) de Itajaí também realizaram uma pesquisa nos itens de prevenção ao contágio por coronavírus (COVID-19), na terça (17) e quarta-feira (18). Os servidores percorreram dezesseis estabelecimentos entre supermercados e farmácias, para comparação dos preços dos produtos: Álcool Etílico em Gel 70%, Álcool Etílico Líquido 70%, Luvas, Máscaras e Termômetros.

A pesquisa observou o preço dos produtos diante do aumento de sua procura. Alguns produtos como a caixa de máscaras apresentaram mais de 400% de variação no preço entre os estabelecimentos. O Procon orienta os consumidores a não se levarem por um momento de pânico e procurarem os melhores preços.

O Procon ressalta também que os estabelecimentos são obrigados a expor o preço por unidade de medida nas prateleiras em que o consumidor tem acesso direto ao produto e sem intervenção do comerciante. O Código de Defesa do Consumidor também determina que a oferta e a apresentação de produtos devem informar as características, preços e prazos de validades.

>SAIBA MAIS:
Leia todas as notícias sobre coronavírus

Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2024 - Município de Itajaí